Manaus, AM – Em um boletim recentemente divulgado pelo Governo do Amazonas, os impactos da estiagem severa no estado foram detalhados. As informações, atualizadas por meio do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, pintam um quadro preocupante.
Destaques do Boletim:
50 municípios estão atualmente em situação de emergência.
10 cidades estão em estado de alerta.
2 municípios estão classificados em normalidade, com o restante não apresentando status de atenção.
A estiagem afetou cerca de 557.000 pessoas, equivalente a aproximadamente 138.000 famílias.
Estas estatísticas alarmantes seguem o decreto de situação de emergência feito pelo governador Wilson Lima no final de setembro, direcionado a 55 municípios do estado.
Seca Histórica:
A gravidade da situação é ainda mais evidente ao se considerar os níveis do rio Negro. No dia 16/10, o rio atingiu 13,59 metros, superando o recorde anterior de 2010 de 13,63 metros. Somente neste final de semana, o nível do rio baixou 32 centímetros, registrando uma redução de 13 cm no sábado, 9 cm no domingo e 10 cm na segunda-feira.
O Governo do Amazonas tem sido proativo desde o início de 2023, buscando aliviar os impactos desta seca devastadora. Entre as ações, estão sendo enviadas cestas básicas, kits de higiene, água potável e medicamentos para as famílias afetadas.
Estes esforços fazem parte da operação “Estiagem 2023”, uma iniciativa que busca apoiar os residentes do Amazonas durante este período desafiador.
Créditos:
Foto por Divulgação/Secom.