24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Amazonas inicia os trabalhos do censo escolar da educação básica 2015

Capacitando mais de 300 profissionais, incluindo secretários municipais de educação do interior do Estado, gestores escolares, coordenadores educacionais e técnicos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início nesta quarta-feira (24) aos trabalhos do Censo Escolar da Educação Básica 2015. A abertura oficial foi realizada durante o Encontro Estadual do Censo Escolar, que aconteceu no auditório do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no centro de Manaus.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional sendo realizado anualmente sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Amazonas, os trabalhos são coordenados pela Seduc, que é responsável pela coleta e sistematização de dados de toda a rede escolar do Amazonas, incluindo Estadual, Municipais, Particulares e Federal.

De acordo com a gerente de Pesquisa e Estatística da Seduc e coordenadora regional do Censo Escolar, Silvana Moraes, durante o encontro, que segue até a sexta-feira (26), serão repassados aos profissionais, todas as orientações técnicas necessárias para que a apuração dos dados do censo escolar seja realizada de forma eficaz.

“Esse é o momento de reunir as equipes de todo o Estado, que nos ajudam a realizar o Censo e fornecer orientações aos profissionais quanto às modificações para a coleta de dados desse ano, além de verificar possíveis erros nas edições anteriores, melhorando cada vez mais essa apuração. Serão três dias de treinamento intensivo com os técnicos que orientam e acompanham as escolas em cada munícipio nesse processo, cumprindo o cronograma determinado pelo Ministério da Educação”, explicou Silvana.

Amazonas registra mais de 1 milhão de estudantes

Conforme o último levantamento, atestado pelo censo escolar de 2014, o Amazonas registrou 1.191.882 estudantes, sendo 482.185 matriculados em escolas da rede estadual e 591.202 em unidades de ensino da rede municipal.

No que se refere ao número total de estabelecimentos de ensino, ainda segundo os dados do último censo, o Estado possui 5.524 unidades de ensino, dentre os quais 696 são da rede estadual e 4.536 da rede municipal.

O levantamento apontou ainda que o Estado do Amazonas, em 2014, contava com 41.990 professores, sendo que 15.044 atuavam nas unidades de ensino da rede estadual e 25.786 das redes municipais.

A coleta dos dados do Censo Escolar 2015 teve início no dia 8 de junho e será realizada até o dia 12 de agosto. Segundo informações do Inep, até o mês de novembro os trabalhos serão concluídos.

Educacenso

A grande novidade do Censo Escolar da Educação Básica deste ano é a utilização da ferramenta “Educacenso”, instrumento on-line que permite coletar dados específicos de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.

Segundo a Seduc, as informações do censo escolar servem de referência para a formulação de políticas públicas e para a execução de programas na área da educação, incluindo investimentos em transporte escolar, merenda, distribuição de livros didáticos, financiamento para capacitações de professores, ampliação de escolas, dentre outros.

Para um dos técnicos que atuarão no censo escolar no município de Eirunepé, Randineli Barros, a capacitação é de extrema importância para que a apuração das informações seja realizada da melhor forma possível. “Esse treinamento é fundamental para que nós, sendo multiplicadores dessas orientações, possamos realizar um trabalho positivo na coleta dos dados do censo, retratando de fato a realidade da educação em nosso município e em todo o Amazonas”, ressaltou Randineli.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui