Amazonas instala o Fórum Permanente de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação

A chefe do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Maria Edilene Neri, participou do 2º Encontro do Fórum Permanente de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) promovido no dia 21 de setembro pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Áreas Protegidas, em Brasília (DF).

Ela informou que, no evento, foi instalado o Fórum Permanente de Dirigentes de Meio Ambiente, a plataforma de diálogos do SNUC com os estados. “O Fórum vai fortalecer a gestão das Unidades de Conservação e colocar o Amazonas em uma plataforma nacional de informações das nossas Reservas de Desenvolvimento Sustentáveis (RDS), além das florestas estaduais”, informou Maria Edilene.

Segundo a chefe do Demuc, a partir de agora, o Amazonas vai poder discutir com outros estados, questões relacionadas ao sistema nacional, dentre elas o pagamento por serviços ambientais, regularização ambiental e fundiária. No Fórum, a missão do Estado é realizar um mapeamento e o cadastramento das UCs estaduais para serem inseridos no aplicativo que será desenvolvido pelo SNUC a partir deste ano.

Temas prioritários – Além de Maria Edilene, participou do encontro o servidor da Sema, Gilmar Souza. Ela explicou que, no encontro, foram tratados os aspectos operacionais da organização do Fórum, além de temas prioritários, como a sustentabilidade financeira: foco em compensação ambiental; o Cadastro Nacional das Unidades de Conservação (CNUC): foco em estratégias para aprimoramento da ferramenta para a sistematização e compartilhamento dos dados sobre as UCs do SNUC.

Ao final do evento foi deliberada e aprovada a Carta de Intenções, assinada pelo Amazonas e todos os representantes presentes no evento.

FOTOS: DIVULGAÇÃO