As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Amazonas registra 819 casos prováveis de dengue em 2020, afirma Ministério da Saúde

Mosquito está presente em pelo menos 45 municípios amazonenses

O Estado do Amazonas registrou mais de 819 casos de dengue em 2020 segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. São 20 casos a cada 100 mil habitantes. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas o mosquito está presente em pelo menos 45 municípios amazonenses. O número de casos supera o registrado no mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 409 notificações.

De acordo com Júlio Croda, Diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, a crescente dos casos de dengue deve ser vista com atenção e que o poder público e a população devem atuar juntos no combate ao mosquito.

“Elimine os focos na sua residência. Essa eliminação tem que ser semanalmente. Você pode eleger um dia, geralmente, aos fins de semana, para fazer essa busca no sentido de encontrar e eliminar esses focos. Mas além disso, o Ministério da Saúde, no ano de 2020, normalizou a distribuição dos inseticidas e os estados já receberam e estão com capacidade de realizar ações complementares de eliminação desses vetores.”

ARB MAIS

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue.
O coordenador-geral de Vigilância em Arbovirose, do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população”