As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Amazonas representa Brasil no fórum global sobre clima e floresta

Wilson Lima compõe painel de governadores da força-tarefa para clima e floresta e discussão sobre desafio do pequeno produtor

O Amazonas será o representante do Brasil no Fórum Global da Força Tarefa de Governadores para Clima e Floresta (GCF Task Force, em inglês). O evento inicia nesta terça-feira (30/04) e segue até a sexta-feira (03/05) e contará com a participação do governador Wilson Lima e do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira.

Nos dois primeiros dias de evento, o secretário de Meio Ambiente participará de reuniões de grupos de trabalho e de oportunidades de negócios para o desenvolvimento sustentável. “Temos grandes expectativas no avanço de parcerias estratégicas para que países ricos em biodiversidade possam também criar oportunidades para superar a pobreza e desigualdade social que insistem em predominar em Estados com grandes áreas de floresta, como o Amazonas por exemplo. Assim, a nova gestão do Governo do Estado vem construindo o caminho do desenvolvimento sustentável”, destacou Taveira.

O secretário integrará, na quinta-feira (02/05), painel para discutir resolução de conflitos territoriais sobre posse de terra e conservação da biodiversidade. Participam também representantes de instituições do México, Peru, Indonésia e da Colômbia.

Também na quinta-feira (02/05), o governador Wilson Lima representa a delegação brasileira em debate sobre o desafio do pequeno agricultor para investir na melhoria da produtividade, valor agregado, entrada no mercado e alcance da sustentabilidade. A mesa será mediada por representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Encerrando a participação do Estado no evento, Wilson Lima compõe painel de governadores da Força Tarefa de Governadores para Clima e Floresta. Ao lado de Lima, estarão os governadores Alvaro Pacheco Alvarez (Caquetá, Colombia), Isran Noor (East Kalimantan, Indonésia), Irianto Lambrie (North Kalimantan, Indonésia), Lukas Enembe (Papua, Indonésia), Ben Ayade (Cross River State, Nigéria), Guillermo Antonio Kubes Robalin (Pastaza, Equador), Oscar Ramiro Altamarino Quispe (estado do Amazonas, Peru), Luis Guillermo Hidalgo Okimura (Madre de Dios, Peru), Pedro Bogarin Vargas (San Martin, Peru), Francisco Antonio Pezo Torres (Ucayali, Peru) e o governador do Acre, Gladson Cameli.

Protagonismo na agenda socioambiental – O Estado foi nomeado como representante Brasil do GCF no Fórum Global, por um mandato de dois anos. Na ocasião, o governador Wilson Lima destacou o esforço do Estado para desenvolver o interior e criar novas matrizes econômicas que assegurem a conservação da floresta e o desenvolvimento social.

A participação no Fórum Global do GCF é a primeira viagem oficial internacional de Wilson Lima como governador do Amazonas, e reforça o protagonismo do Estado em agendas do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

você pode gostar também