25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Amazonas Saúde Itinerante chega a oito municípios do interior, em outubro

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), vai oferecer atendimento em oito municípios do interior, neste mês de outubro. A equipe do programa está em Apuí (distante 455 quilômetros de Manaus), desde esta terça-feira (06), oferecendo consultas oftalmológicas. O atendimento vai até sábado (10), com a expectativa de beneficiar 480 pessoas.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, ainda no mês de outubro estão previstas consultas oftalmológicas em Alvarães, a 531 km de Manaus (de 09 a 11); Itacoatiara, a 176 km (de 16 a 21); Japurá, a 744 km (de 22 a 27); e Uarini, a 565 km (de 30/10 a 01/11). “A equipe de oftalmologia atende a uma média de 120 consultas por dia. Com as ações que ainda estão previstas para esta especialidade, este mês vamos alcançar mais de 2.100 pessoas, entre consultas e dispensação de óculos”, destacou Pedro Elias.

O programa também oferece consultas e cirurgias – gerais, ginecológicas e neurológicas. Em outubro, estes serviços serão oferecidos nos municípios de Caapiranga (a 134 km da capital) e Codajás (a 240 km). Segundo Pedro Elias, para a realização das cirurgias são feitas consultas de triagem. “Atendemos aproximadamente 60 pessoas por dia. Desses atendimentos, surgem as indicações de cirurgias, que são realizadas pela equipe médica”, salientou o secretário.

Outro serviço que o Amazonas Saúde Itineranteoferece é a cirurgia reparadora de lábio leporino. Em parceria com as organizações não governamentais Smile Train, Amazonas Outreach e a igreja Presbiteriana de Manaus, as cirurgias serão realizadas em Eirunepé (a 1.160 km de Manaus), no período de 19 a 24 deste mês, e irão beneficiar 40 pessoas.

No último domingo (04) o programa encerrou um mutirão de cirurgias gerais, atendendo 63 pessoas no município de Itacoatiara. As cirurgias ocorreram no Hospital Regional José Mendes.

Criado com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das pessoas que vivem no interior do Estado aos serviços de saúde, o Amazonas Saúde Itinerante, que tem a parceria do Ministério da Saúde, já realizou, de janeiro a agosto deste ano, 65 ações, que alcançaram 40 municípios do interior do Estado. “Nestas ações, totalizamos mais de 24,3 mil atendimentos, entre cirurgias, consultas com médico especialista e dispensação de óculos”, informou Pedro Elias.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui