27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Amazonas sedia encontro para preparação de plano de enfrentamento às Hepatites Virais, na região Norte

Acontece até esta quarta-feira (19), de 8h30 às 17h, no hotel Intercity, na rua Marciano Armond, bairro Adrianópolis, o ‘I Encontro Regional do Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais na região Norte’. Durante o evento, organizado pelo Ministério da Saúde (MS), será elaborado o plano de ação para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, com foco, principalmente, na Hepatite D (Delta). A programação acontece no mês alusivo ao combate às Hepatites Virais (28 de Julho).

A Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, que atua vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), do Governo do Estado, está participando do evento e da elaboração do plano de enfrentamento.

A hepatite D é mais incidente na região amazônica, devido ao alto número de casos do tipo B da doença. Segundo a coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Silvana Lima, o vírus da Hepatite D precisa entrar em contato com o tipo B, para poder infectar uma pessoa. “É o que chamamos de vírus incompleto, porque só se propaga na presença do tipo B”, explicou.

De acordo com a coordenadora, o plano pretende mapear a oferta de serviços de saúde para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença; incrementar as ações para a vigilância epidemiológica das Hepatites B, C e D; incentivar a ampliação da cobertura vacinal e estimular ações para reduzir a transmissão vertical da Hepatite B, aquela transmitida da mãe para o filho no parto. Na primeira fase do projeto, os municípios do Amazonas que receberão as ações, prioritariamente, serão Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

Silvana Lima ressalta que a Hepatite D é uma doença grave, devido a evolução rápida e que acomete, principalmente, jovens. A transmissão da Hepatite D acontece da mesma forma que o do tipo B, ou seja, durante a relação sexual desprotegida, no parto, pelo compartilhamento de seringas ou de objetos de higiene pessoal como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente e alicates de unha.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui