As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Amazonas tem programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Governo do Amazonas por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) irá realizar na próxima segunda, dia 02 de Abril uma ação de panfletagem alusiva do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A mobilização vai contar com o apoio das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham o segmento da Pessoa com Autismo. A ação irá acontecer das 17h às 18h30 na rotatória do conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

O objetivo da ação é mobilizar e sensibilizar a sociedade para a importância da data, assim como conscientizar a população sobre os direitos das Pessoas com Autismo. Durante o evento, pedestres e motoristas irão receber exemplares da cartilha Autismo – compreender para incluir.

A cartilha aborda assuntos como: Direitos, Assistência e Inclusão das Pessoas com Autismo. A publicação traz esclarecimentos sobre a Lei do Autista, Intervenção Precoce, Apoio aos Pais, Proteção social, Educação, Cultura e Trabalho, além dos tópicos que ajudam o leitor a identificar o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No imprenso ainda é possível conhecer todas as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham na promoção dos direitos e inclusão de Pessoas com TEA.

Ação social – No dia 10 de abril a Seped em parceria com o Instituto Autismo do Amazonas realizam, das 8h às 12 horas, uma ação de cidadania na sede do instituto. Com o tema “Cidadania Azul” a ação visa ofertas serviços de emissão de carteiras de identidade (RG), CPF, orientações jurídicas sobre o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), credenciamento para Estacionamento em vagas reservadas a Pessoa com Deficiência, Passe Livre, além de serviços de beleza, consultas médicas e ações de cultura, esporte e lazer.

Segundo a titular da Seped, Vânia Suely as ações visão conscientizar a sociedade sobre os direitos e o processo de inclusão dessas pessoas. “Estamos trabalhando para o processo de inclusão da Pessoa com Autismo na sociedade. Por isso preparamos uma cartilha que explica detalhadamente o que é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Outra grande ação da Seped será oferecer a ação Cidadania Azul para crianças, jovens e adultos com Autismo. A campanha do Dia 2 de abril procura fazer com que a sociedade possa compreender que as pessoas com autismo têm direitos fundamentais e garantidos como todas as outras” finalizou a secretária.

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)- O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a deficiência.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEPED