Mais de 80 cursos de graduação em Manaus estão ofertando 4.478 bolsas de estudo parciais e integrais pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Governo Federal. As inscrições para a primeira edição do ano iniciam nesta quinta-feira (31/01), no site do programa (http://siteprouni.mec.gov.br) e vão até o dia 03/02. O resultado da 1ª chamada está previsto para o dia 06/02.

Em todo País, o programa oferece 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais. No Amazonas, as vagas parciais totalizam 1.719 e as integrais 2.759, distribuídas em 86 cursos nas mais variadas áreas do conhecimento, tanto presenciais quanto à distância. Em toda a Região Norte, o total de bolsas chega a 19.605.

“Lembramos que as vagas são destinadas àqueles que ainda não possuem Ensino Superior, conforme as regras do programa. Após o resultado da primeira chamada, teremos orientação gratuita para os nossos candidatos quanto ao procedimento completo de documentação”, afirmou o diretor-geral da faculdade Martha Falcão | Wyden, Luiz Patrício Barbosa Jr. Na instituição estão sendo ofertadas 795 bolsas parciais e 23 integrais.

Podem candidatar-se ainda aqueles que alcançaram o mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e tiraram nota superior a zero na redação. Além disso, é preciso ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada ou que com deficiência física.

As bolsas integrais são voltadas àqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos estudantes que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsa e não precisam atender aos critérios de renda.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o ProUni já atendeu mais de 2,47 milhões de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais.

Etapas

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição para comprovar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, de 6 a 14 de fevereiro. Os pré-selecionados na segunda chamada, de 20 a 27 de fevereiro.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni e a emissão dos respectivos termos de Concessão de Bolsa ou termos de Reprovação pelas instituições de ensino deverão ser feitos entre os dias 6 a 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada e entre 20 de fevereiro e 1º de março para os selecionados na segunda chamada.