24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Amazonas terá grupo de mulheres parlamentares para a reforma política

O Amazonas terá um grupo de mulheres parlamentares que vão atuar na campanha nacional pela reforma política sob a ótica de gênero com o nome: “Reforma – mais mulheres na política”, cuja edição nacional será lançada em São Paulo no próximo dia 26. No Estado, o grupo será composto pelas senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Sandra Braga (PMDB), a deputada federal Conceição Sampaio (PP), a deputada estadual Alessandra Campelo (PMDB) e a única representante da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Professora Jacqueline, presidente da Comissão da Mulher na CMM e procuradora especial da Mulher na mesma Casa.

Jacqueline recebeu, ontem, o convite da senadora Vanessa Grazziotin, que atua também como procuradora da mulher no Senado Federal, durante o Encontro de Mulheres Parlamentares realizado nesta manhã, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O grupo terá sua primeira reunião na próxima semana, cujo objetivo é formatar o lançamento regional no final de abril.

O mote da campanha, segundo Vanessa, é lutar pela mudança da cota de 30% dentro dos partidos voltadas para candidaturas femininas nos pleitos. Atualmente, este mecanismo obriga os partidos políticos a ter um mínimo de 30% de candidaturas femininas para as eleições, sob pena de não ter suas candidaturas registradas.

A ideia é mudar esse conceito – que foi conquistado há 20 anos. A proposta é que os 30% da participação feminina seja de fato e de direito em assentos nos parlamentos brasileiros e não apenas figuração no registro partidário. Atualmente, a representação feminina no Legislativo nacional é de apenas 13% das vagas.

Entusiasmada pelo projeto, a vereadora Jacqueline se comprometeu com a causa e ressaltou que ela mesma é fruto de uma cota. “Fui candidata no meu partido para cumprir uma cota de 30% de candidaturas femininas. Seria apenas uma figuração. Mas, furei o bloqueio e me elegi”, ressaltou a vereadora. “É contra essa realidade que temos que lutar”, acrescentou a vereadora.

Atualmente, a representação feminina do Amazonas no Legislativo é bem pequena: duas senadoras, uma deputada federal, uma deputada estadual entre 23 homens e seis vereadoras, num universo de 41 parlamentares da Câmara Municipal de Manaus.

A campanha nacional tem como coordenadora a senadora Martha Suplicy (PT-SP) e vai percorrer todo o Brasil lançado campanhas regionais. O lançamento da edição nacional acontece no dia 26 de março em São Paulo, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui