Amazonastur comemora Dia Mundial do Turismo e retorno do Amazonas ao patamar de destaque no cenário turístico brasileiro

No Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), promoveu diversas atividades artísticas e culturais, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no centro de Manaus. Além de celebrar a data, a programação comemorou o retorno do Amazonas ao patamar de destaque no cenário do turismo brasileiro. Só nos seis primeiros meses de 2018, aproximadamente 393.732 turistas estiveram visitando o Estado. O número mostra um crescimento de 3,29% em relação a 2017.

A programação desta quinta-feira (27/09) iniciou com um café da manhã e depois prosseguiu com apresentações de solo de violino, exposição fotográfica, show de cantores locais e serviço de city tour gratuito pelo centro histórico de Manaus.

De acordo com presidente da Amazonastur, Nickolas Cabral, a movimentação de recursos financeiros, nos últimos sete meses, alcançou a ordem de R$ 288,3 milhões, um aumento de 27,08% em comparado a 2017, que foi da ordem de R$ 226,9 milhões. “Nós temos conseguido promover o turismo do estado por meio das ações e exposições em diversos lugares do Brasil e do Mundo. O Amazonas tem um apelo muito forte, principalmente no que se refere ao ecoturismo e a gastronomia, entre outros seguimentos”, explicou.

Amazonas para o Mundo – As ações de promoção do Turismo do Amazonas são feitas em parceria com o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). Elas permitem que o Estado possa participar de eventos nacionais e internacionais que servem de vitrines para que investidores conheçam as atividades desenvolvidas no Amazonas.

Entre as grandes promoções internacionais, pode-se destacar a participação na Feira Internacional (Fitur) na Espanha, Bolsa de Turismo (BTL) em Lisboa, Internacional Tourism (ITB) na Alemanha, Passaport DC em Washington, Feira ITB na China, e Semana do Amazonas em Washington, marcada com um grande show no The Kennedy Center, uma das principais casas de espetáculo da capital norte americana. “Tivemos um ano fantástico na promoção do Amazonas como destino e estamos conseguindo fazer com que o turismo se torne mais uma matriz econômica para o Estado”, disse Nickolas Cabral.

Celebração do dia do turismo – Quem foi até o CAT, na avenida Eduardo Ribeiro, aproveitou para ouvir boa música, prestigiar a exposição fotográfica e passear pelas principais ruas do centro histórico da capital, durante o city tour.

A curitibana Fátima Milan e um grupo de amigos estão em Manaus para acompanhar um congresso e aproveitaram a manhã desta quinta-feira para conhecer um pouco da história do Estado. Ela ficou entusiasmada com o city tour gratuito. “É com muita felicidade que fazemos esse percurso. Ontem, fomos conhecer a natureza e a floresta. Hoje, é uma oportunidade para conhecermos a história da cidade que é cercada por uma bela diversidade verde”, explicou.

FOTO: ROBERTO CARLOS/SECOM