24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Amazonastur cria espaço dedicado ao turista, o “Turistódromo”, em Parintins

Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) recebe anualmente multidões de turistas apaixonados pelos bois Caprichoso e Garantido, durante o Festival Folclórico da ilha. E pensando no bem-estar dos visitantes, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), montará pela primeira vez um espaço dedicado a eles, denominado “turistódromo”.

A expectativa é receber mais de 60 mil turistas este ano. Desde janeiro, a empresa pública realiza ações em preparação para a 54ª edição do festival.

O “turistódromo” será montado ao lado de um dos maiores atrativos turísticos da Ilha Tupinambarana, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, e reunirá todos os principais prestadores de serviços turísticos de Parintins, além de órgãos oficiais do estado, como a Politur, da Polícia Militar; Polícia Civil; Procon-AM e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), e mais as empresas parceiras da iniciativa privada.

O “turistódromo” entrará em funcionamento a partir do dia 26 de junho, das 9h às 18h, e se estenderá até o dia 30 de junho, no encerramento do festival.

Conforme a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, a empresa estadual pensou no “turistódromo” como um centro de informação ao turista, onde ele vai encontrar em um só local, os operadores do trade parintinense, dicas e roteiros do que fazer em Parintins, entre outros serviços turísticos.

“Nós teremos os operadores do trade ofertando os serviços turísticos, sobre o que fazer durante o dia na cidade, antes das apresentações no bumbódromo. Vamos ter a Politur, o Procon, Detran, para dar apoio ao turista. Enfim, é um espaço dedicado totalmente ao turista e ao trade parintinense”, reforçou a presidente.

A Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolecente e Jovens, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), terá um balcão no turistódromo para realizar campanha de prevenção no evento.

A empresa de telefonia móvel Claro também estará no turistódromo, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Parintins (Sectur), Associações dos Tricicleiros de Parintins, agências de turismo e o Kuat Clube.

Workshop Bem Receber – Com a primeira etapa realizada em maio, a Amazonastur promoveu curso, em duas etapas, para 300 profissionais ligados ao turismo parintinense. O Workshop Bem Receber ocorreu no Cine Clube Odineia Andrade, do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, no Cultural de Parintins (Bumbódromo). O treinamento foi direcionado aos tricicleiros, artesãos, ambulantes, comerciários, recepcionistas de hotel, mototaxistas, bem como todos os prestadores de serviços.

Os tricicleiros, que participaram do treinamento, garantiram o fardamento e mais a pintura padronizada pela Amazonastur em consonância com o festival, e receberão na próxima semana, a placa no veículo de “Tricicleiro Pai D’égua” – que, na linguagem local, quer dizer “pessoa do bem, bacana”.

Destino Amazonas – A Amazonastur levará também para Parintins operadores do trade nacionais e internacionais. Jornalistas, blogueiros, operadores das principais agências de viagens do mundo, e demais convidados, vão assistir de perto ao maior festival folclórico do país, cujo o objetivo é promover internacionalmente o festival.

O Departamento de Marketing realiza, ainda, uma campanha na revista de bordo da companhia aérea American Airlines, na qual promove a festa folclórica dos bumbás Caprichoso e Garantido. Será feito também o atendimento receptivo no porto e aeroporto de Parintins, e no turistódromo, onde serão distribuídos guias turísticos de Parintins e brindes ao visitante.

Fiscalização – De olho no ordenamento turístico da ilha, a Amazonastur, do dia 18 até 26 de junho, acompanhará os serviços realizados pelos prestadores do segmento. Será realizado o monitoramento das ações implementadas pela empresa desde 11 de março deste ano, com o apoio do Corpo de Bombeiros e demais órgãos.

Campanha de conscientização – Durante o Festival, a Amazonastur participará ainda da campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo e Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil em Parintins, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc), e demais órgãos envolvidos. A campanha ocorrerá do dia 27 a 30 de junho, nos principais pontos de Parintins.

Pesquisa – A empresa estará mais uma vez compilando informações junto aos visitantes para a realização da Pesquisa Socioeconômica. O objetivo será de identificar o perfil, características relacionadas a viagem, dados econômicos e avaliação de itens da infraestrutura urbana e turística. Já com a população, o objetivo principal é identificar sua opinião sobre a atividade turística e a infraestrutura do município.

Foto: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui