As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Amazonastur registra aumento de 28,45% no número de prestadores de serviços turísticos regulares no estado do Amazonas

Nesta sexta-feira (27/09) é comemorado o Dia Mundial do Turismo. No Amazonas, um dos principais roteiros do norte do país, o setor já apresenta números significativos no registro de empreendimentos e prestadores de serviços regularizados junto ao Ministério do Turismo. Só pelo Cadastur, sistema principal de cadastro do Governo Federal, o estado já registrou um aumento de 28,45% no número de empreendimentos e prestadores de serviço regularizados, em 2019.

Conforme os dados levantados pelo Departamento de Estatística da Amazonastur, até o dia 20 de setembro deste ano, 1.341 prestadores ligados às atividades turísticas estavam regularizados no sistema, sendo 297 cadastros a mais se comparado ao mesmo período de 2018.

Em relação ao percentual de cadastros regulares de pessoas jurídicas, o salto foi de 37,85% em relação ao ano passado. Ou seja, em 2019 estão regulares 1.078 empreendimentos, enquanto em 2018 o total ficou em 782 estabelecimentos.

Para a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, os números positivos são reflexos das ações de orientação que a empresa pública intensificou nesta gestão.

“Em 2019, uma das nossas ações mais fortes foi em cima da regularização dos empreendimentos turísticos e de prestadores de serviços turísticos também. Por que é importante que esses prestadores de serviços, esses empreendimentos estejam cadastrados? Porque isso nos dá a possibilidade de promovê-los e de dar segurança ao turista que vem no Estado do Amazonas”, afirmou Roselene.

Ainda segundo a presidente da Amazonastur, as ações de regularização dos empreendimentos elevam o Amazonas no cenário do turismo nacional. O turista que hoje pretende vir à Amazônia, deparar-se com mais de 1,3 mil possibilidades de empreendimentos regularizados e seguros. “É com muita alegria que a gente divulga esses números, porque 1.341 é muita coisa para sete meses de governo e vamos continuar agindo”, acrescentou Roselene.

Valorização – Na estrada de Novo Airão, na rodovia AM-352 e há menos de duas horas da capital amazonense, uma família natural do município de Manacapuru cresceu em cima de um sonho: fazer turismo sustentável. Hoje, a Pousada Cirandeira Bela é referência nacional em turismo ecológico e é um dos empreendimentos regularizados no Cadastur.

“O Cadastur é de extrema importância pra gente. Ele significa credibilidade com relação ao turismo, ao turista de todo o mundo, consequentemente a gente tem certa facilidade para fechar com eventos, com empresas grandes, porque a gente tem a credibilidade de ter o Cadastur aqui com a gente e isso é um fator importante para um empreendimento de turismo aqui no Amazonas”, explica o proprietário Froylan Filho.

No Cirandeira Bela, a aliança entre turismo e sustentabilidade, junto à regularização, transforma o empreendimento em um dos principais atrativos para o turista no interior do estado.

“Hoje a Amazônia está sendo vista mundialmente pelas queimadas, o que é muito chato, muito ruim ver os noticiários internacionais falando das queimadas na Amazônia. Em contrapartida tem muito turismo, muitos empresários turísticos que focam muito na sustentabilidade e a gente preserva muito. A gente faz questão de preservar muito a Amazônia”, assegura o empresário.

As equipes do Departamento de Regulação e Fiscalização da Amazonastur já visitaram os municípios de Parintins, Tabatinga, Tefé, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, Manacapuru e Maués durante as ações integradas com as secretarias municipais de Turismo, Tributos, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Cadastur – De acordo com o Ministério do Turismo, o Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro junto ao MTur é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo e acampamentos turísticos.

O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficias de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

FOTO: Roberto Carlos / Secom

você pode gostar também