28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Amazonenses competem por vaga para campeonato nacional

Provas do ‘Competições Senac 2018′ serão em Novembro, em Vitória (ES)

Os estudantes Bruna Vanessa, Silvana Lobato, Rebeca Padro e Gabriel Negrão estão em treinamento nos laboratórios do Senac Amazonas desde maio deste ano. Eles disputam entre si duas vagas para o “Competições Senac 2018”, previsto para ocorrer entre os dias 20 e 23 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo (ES). O desafio é a porta de entrada para a WorldSkills.

Reconhecida nacionalmente, a competição reúne estudantes – de até 21 anos – de cerca de 20 Departamentos Regionais do Senac espalhados por todo o país. Nas provas, os participantes são estimulados a resolverem problemas semelhantes aos enfrentados no ambiente real de trabalho no segmento do comércio, bens, serviços e turismo.

Em 2016, o Senac Amazonas participou das provas da primeira 1aedição e competiu na categoria cozinheiro. Neste ano, as provas contemplam as seguintes ocupações profissionais: cabeleireiro, cozinha, serviço de restaurante, cuidados de saúde e apoio social, e estética e bem-estar. Os representantes amazonenses irão disputar nas ocupações cozinheiro (Bruna e Silvana) e cabeleireiro (Rebeca e Gabriel).

O quarteto que disputa a vaga para representar o Amazonas realiza treinamento desde a segunda semana de maio e deve continuar neste ritmo até meados de novembro, véspera da competição. Na modalidade cozinha, a carga horária de treino é em media de 4 horas por dia. Já para a ocupação cabeleireiro, a média de treino é de 8 horas. Ao todo, o treinamento deve totalizar quase 600 horas, distribuídas em 150 dias/treino (7 meses).

Oportunidade

Segundo a professora do Senac AM, Rejane Leal, treinadora da ocupação cabeleireiro, a participação dos estudantes será uma oportunidade e tanto. “É um divisor de águas. É uma experiência única que vai proporcionar a eles uma vivência de fazer novas amizades profissionais, aprender novas técnicas e levar pro resto da vida essa bagagem”, disse.

Para a competidora da categoria cozinha, Silvana Lobato, o fato de ter sido selecionada para receber o treinamento já é uma grande vitória. “O treinamento tem passado pra mim muita experiência. Eu espero muito ser escolhida para representar o Senac AM, mas pra mim o importante são os ensinamentos que vão ficar. Confesso que estou com frio na barriga, mas estou me esforçando para dar o melhor”, enfatiza.

WorldSkills

O ‘Competições Senac 2018’ está previsto para ocorrer entre os dias 20 e 23 de novembro deste ano. Os candidatos que obtiverem as melhores pontuações serão automaticamente aprovados para a preparação da WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional que reúne 70 países. Os vencedores da etapa nacional irão treinar ao longo de 2019 para representarem o Brasil na prova internacional.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui