24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Amazonenses podem contribuir para o planejamento do Governo do Amazonas com o aplicativo ‘Consulta Sociedade’

Já está disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store o aplicativo “Consulta Sociedade”. Desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), a solução permite que os cidadãos contribuam com sugestões para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 do Governo do Amazonas.

No aplicativo estão listadas dez áreas estratégicas que constam no PPA: Infraestrutura e Logística de Integração; Inovação e Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Regional e Crescimento Sustentável do Setor Primário; Saúde Integral; Amazonas pela Paz; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento Econômico Integrado; Bem-estar e Inclusão; Educação Transformadora e Identidade Amazonense.

“Para usar o app, o primeiro passo é fazer um breve cadastro, informando nome, e-mail, faixa etária, gênero e município de residência. Em seguida, é só selecionar um município e o tema para que deseja eleger três ações prioritárias. Caso o cidadão queira propor uma ação diferente das que já estão listadas, ele pode preencher um campo específico”, explicou o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva.

A Prodam também desenvolveu o site www.consultasociedade.am.gov.br. “Na página da internet, além das sugestões, é possível ter acesso ao ranking da consulta, atualizado em tempo real e que mostra a quantidade de participações e as sugestões propostas”, complementou João Guilherme.

As sugestões via aplicativo ou site podem ser enviadas até o dia 24 de junho. Quem preferir também pode comparecer à “Sala Cidadã”, que é um espaço alternativo de participação a ser disponibilizado nas unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nos municípios do interior.

Depois do período de consulta, as sugestões e demandas da sociedade serão encaminhadas pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) aos dirigentes dos órgãos da administração para subsidiar a elaboração das políticas públicas e programas governamentais. O projeto concluído será encaminhado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em setembro, para avaliação e aprovação.

Sobre o PPA – O PPA é um instrumento fundamental de planejamento da administração pública, estabelecendo diretrizes e metas para os governantes por um período de quatro anos. É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas da sociedade, com a definição de programas e orientações estratégicas na definição do orçamento do estado.

Sobre a Prodam – A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Estado do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam milhares de vidas amazonenses, como os sistemas de educação pública e trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.

FOTO: Divulgação/Prodam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui