24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ambiental do Prosamim realiza treinamento sobre Sistema de Gestão Socioambiental

Capacitação faz parte das políticas ambientais exigidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Servidores do setor ambiental da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão responsável por gerir o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), participaram, nesta quinta-feira (10/12), de uma capacitação sobre o Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA), realizado na própria sede da unidade, localizada no Centro da cidade.

O treinamento visa apresentar o sistema ambiental utilizado pela UGPE na gestão, no planejamento e execução das obras do Prosamim, aos novos colaboradores da unidade e também da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama).

De acordo com o subcoordenador ambiental do Prosamim, engenheiro florestal Otacílio Cardoso, as capacitações realizadas pela UGPE aos seus colaboradores, tem o intuito de difundir o sistema que foi concebido em 2012 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“A gente precisa fazer a integração com os colaboradores para que eles possam entender a interface de trabalho que a UGPE utiliza diante das políticas de salvaguardas ambientais do BID, mostrando como operamos e fazemos a gestão ambiental do programa”, esclarece o subcoordenador.

O BID tem uma série de diretrizes inseridas no SGSA, tais como o monitoramento das atividades do programa, com o objetivo de mapear e analisar os impactos ambientais e sociais, bem como fazer o controle e gestão da iniciativa.

A engenheira Tatiana Lachi afirma que os treinamentos e capacitações são frequentes devido às políticas operacionais do BID.

“Os treinamentos abordam procedimentos com que muitos desses profissionais já tiveram contato, devido a alguns já estarem inseridos na legislação ambiental brasileira. No entanto, existem outros procedimentos com que eles ainda não tiveram contato, e nós, enquanto órgão executor, temos que orientá-los para que sigam todas as diretrizes exigidas dentro do SGSA”, afirmou.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

spot_img