24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Aniversário de três anos da Arena da Amazônia será comemorado com a volta do Torneio Início de Futebol

Arena da Amazônia/Torneio Início de Futebol

A Arena da Amazônia completa três anos nesta quinta-feira, dia 09. E a nova idade do mais belo estádio do Brasil vai ser comemorada com muito futebol. Isso porque, a rede promete balançar com o retorno – após 10 anos de ausência – do Torneio Início do Futebol Amazonense, que será disputado pelos oito clubes que estão na Série A do Campeonato Amazonense. O evento será realizado a partir das 19h e recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

No palco verde da Arena da Amazônia, o Fast, Princesa do Solimões, Nacional, São Raimundo, Holanda, Rio Negro, Manaus e Penarol, vão tentar presentear os torcedores com muitos gols durante os 15 minutos de cada partida, e assim conquistar a taça de campeão do Torneio. Os portões para o evento serão abertos às 17h30 e a operação contará com 30 voluntários e 150 Policiais Militares (PMAM). A previsão de término do Torneio é de 23h.

“A Arena da Amazônia pode ser considerada um estádio ainda jovem e que vem amadurecendo com o tempo. Em três anos evoluiu, mostrou que é capaz de receber grandes jogos, espetáculos e se fortalece a cada dia como multiuso. Temos muito a comemorar com esta nova idade e nada melhor do que a festa ser celebrada com o nosso futebol amazonense, através de um evento que já foi tradicional, mas estava esquecido. Estamos apoiando o resgate desta competição e convido a população a prestigiar”, destacou o titular da Sejel, Fabricio Lima.

Ainda segundo o Secretário, a reunião de todos os clubes da elite do futebol amazonense na Arena é um marco para o esporte local. “O nosso futebol proporciona bons espetáculos. Estamos vendo uma base ressurgindo nos nossos clubes, os times estão se reforçando para subir de divisão. A volta do torneio início aqui na Arena da Amazônia vai brindar o torcedor e vai ser a mola propulsora para o nosso futebol voltar a ser grande”, declarou.

Pelo Torneio, cada time terá 15 minutos para eliminar o rival e passar de fase. Em caso de empate, a partida vai para pênaltis. Durante o intervalo de cada jogo, o público presente ainda poderá usufruir de sorteios de brindes e no telão do estádio será passado os melhores momentos da Arena da Amazônia, como Copa do Mundo, Olimpíadas, Torneio Feminino, Campeonato Amazonense, Copa do Brasil, Campeonato Carioca, entre outros.

Os jogos

O Torneio Início do Futebol Amazonense foi disputado pela última vez em 2007 e teve o Princesa do Solimões como campeão. A exemplo das edições anteriores, os ingressos para a competição serão vendidos ao valor único de R$5,00 (cinco reais). O ingresso poderá ser adquirido na bilheteria da Arena Amadeu Teixeira, da Flavino Limongi, a partir das 14h.

A entrada das torcidas será pelo Portão D, tambem na Flaviano Limongi. Não será permitida a entrada de bandeira com hastes e as torcidas serão separadas por setores dentro da Arena da Amazônia.

Tabela

Jogo 1 – Fast Clube x Penarol
Jogo 2 – Nacional x Manaus
Jogo 3 – Princesa do Solimões x Holanda
Jogo 4 – Rio Negro x São Raimundo

Principais momentos da Arena

A Arena da Amazônia colecionou durante esses três anos de vida muitas histórias, recordes e momentos marcantes para o povo amazonense. Aqui você vai conferir e relembrar alguns deles, principalmente aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Feel (Fundo Estadual de Esporte e Lazer), que utiliza o rendimento do aluguel do estádio para investir no esporte local. Confira:

Público recorde

No dia 24 de abril a Arena da Amazônia foi tomada por uma multidão de apaixonados por Vasco e Flamengo, pela disputa da semifinal do Campeonato Carioca. No total, 44.419 mil pessoas comparecem ao clássico, o que rendeu o recorde atual do estádio amazonense. A quebra deixou para trás a marca de 40.322 pessoas, conquistada no dia 25 de junho, quando Honduras e Suíça se enfrentaram pela Copa do Mundo de 2014.

Diante da torcida que era minoria, o Gigante da Colina ganhou de 2 a 0 e “calou’ os rubro-negros. Andrezinho e Riascos foram os autores dos gols que ampliaram a vantagem sobre o Fla. Na época, o presidente cruzmaltino Eurico Miranda não escondeu a felicidade em eliminar o maior rival. Ele estava em Manaus pelo segundo final de semana consecutivo, após ver sua equipe sagrar-se campeã da Taça Guanabara, também na Arena. “Eu fiz tudo para perder para o Flamengo. Vocês viram. Mas o Vasco foi lá e ganhou”, brincou o presidente.

Futebol do AM brilhou

Em 2016, com o objetivo de apoiar o futebol local, os times e as categorias de base do Amazonas ganharam espaço na Arena. O futuro do futebol amazonense vindo das equipes Infantil, Juvenil e Juniores entraram para a história da Arena, ao levantaram a taça de campeão pela primeira vez no local.

Ao todo, o estádio recebeu 20 partidas do Campeonato Amazonense. O quadro móvel e demais despesas do Estadual foram custeada pelo Fundo Estadual de Esporte e Lazer (Feel), que recebe recurso financeiro dos eventos privados e jogos de times de outras partes do país que aconteceram nas praças esportivas da Sejel.

Manaus, a capital do Futebol Feminino

O ano de 2016 também ficou marcado para o futebol feminino. As meninas do Iranduba avançaram para a segunda fase do Campeonato Brasileiro e fecharam a I Liga de Futebol Feminino Sub-20 na segunda posição. Partidas de qualidade e resultados expressivos do Verdão fizeram a Arena da Amazônia ficar conhecida como a casa do futebol feminino no primeiro semestre e o torcedor amazonense abraçou as meninas do Hulk.

Um dos maiores públicos de partida do futebol feminino brasileiro foi conquistado, inclusive, na Arena da Amazônia. O recorde nacional veio pela disputa da Liga Sub-20, quando o Iranduba enfrentou o Adeco-SP e reuniu 17.322 no dia 24 de junho, superando os 12.300 de Saad X Cresspom, em 2007. Na ocasião, o primeiro título de uma equipe feminina na Arena da Amazôniaficou com a equipe paulista, que venceu a equipe local por 1 a 0.

Manaus nas Olimpíadas

Em agosto, o majestoso estádio voltou a ser atração mundial. Com show em campo e também na arquibancada, Manaus recebeu seis jogos pelas Olimpíadas, sendo quatro das seleções masculinas e dois dos times femininos, pela Rio 2016. As Seleções da Suécia, Japão, Nigéria, Colômbia, Estados Unidos, Japão e Brasil passaram pelo ‘tapete’ da Arena.

Amigos do José Aldo x Amigos do Ronys Torres

Em sua ‘versão’ 2017, A Arena da Amazônia viveu um verdadeiro show de solidariedade no último sábado, dia 04 de março, quando ocorreu a terceira edição do jogo beneficente Amigos do José Aldo x Amigos do Ronys Torres, que reuniu 35.117 pessoas.

O amistoso beneficente que envolveu dois astros do MMA mundial e outras “constelações” do esporte, da música e da arte, arrecadou 43,5 toneladas de alimentos e terminou em 6 x 5, beneficiando o lutador manacapuruense e deixando para trás o time do dono do cinturão dos penas do UFC. O evento foi uma realização do Governo do Amazonas e todos os alimentos vão ser doados às famílias afetadas pela cheia do interior.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui