24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Aos 114 anos, idosa garante longevidade com ginástica cerebral

Manter a mente ativa é o segredo da longevidade de dona Severina, pernambucana de 114 anos, que aposta na ginástica cerebral para ter mais qualidade de vida

Você já imaginou chegar aos 100 anos de idade? Parece uma realidade distante, mas torna-se cada vez mais frequente no Brasil – pesquisas apontam que em 30 anos, o Brasil contará com mais de 300 mil centenários em seu território. Você já parou para pensar qual é a receita para ultrapassar os 100 com saúde e qualidade de vida?

No Brasil, temos o exemplo da pernambucana Severina Lourenço, de 114 anos, que é a prova viva de que vitalidade não tem faixa etária. Nascida em 1905, Severina mantém um sorriso no rosto e não se deixa abalar com os desafios da idade avançada; pelo contrário, encara tudo com bom humor.

Severina tem o segredo para chegar ao centenário com saúde e disposição: sempre se manter ativa e garantir hábitos saudáveis por toda a vida. A pernambucana – que começou a trabalhar na agricultura desde muito cedo – se mantém lúcida, conversa, se arrisca na dança e encontrou na ginástica para o cérebro a chance de aumentar ainda mais sua qualidade de vida.

Acompanhada de sua neta, Severina iniciou as aulas de ginástica para o cérebro do Método SUPERA este ano em Recife – Boa Vista (PE) e já tem mostrado melhoras significativas no dia a dia.

Entre as atividades do curso, que variam entre a prática do ábaco, jogos, apostilas com exercícios e dinâmicas, o que mais gosta de fazer é jogar o triminó – jogo que se assemelha ao dominó, com maior grau de complexidade.

Severina joga regularmente com seus amigos e sempre sai como vencedora nas partidas, com muito bom humor e boas risadas. Com treino e persistência, Severina encontrou uma maneira divertida e inovadora de complementar seu estilo de vida saudável.

A especialista em ginástica para o cérebro Manoela Epitácio, é educadora de Severina e conta como a aluna se sente mais independente e confiante, tornando o processo de envelhecimento muito mais saudável.

“Severina tem mostrado mais habilidades para resolver problemas, já conseguindo fazer atividades que, quando chegou, não conseguia. Ela participa de um processo de autoconhecimento, recebendo e trazendo reflexões dentro dos temas discutidos nas aulas. Faz novas amizades e percebe que está com a mente mais ativa/saudável”, relata Manuela.

Dados da neurociência mostram que a prática de exercícios para o cérebro aumenta a reserva cognitiva, deixando o cérebro mais ágil para realizar as atividades diárias e garantindo o fortalecimento das habilidades cognitivas, como memória, raciocínio lógico e foco, além de ser essencial para postergar o aparecimento dos primeiros sintomas de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer por exemplo.

“Graças à neuroplasticidade – capacidade do cérebro em se modificar e criar novas conexões neurais -,a ginástica cerebral mantém as funções do cérebro, sem os efeitos colaterais dos remédios”, explica Solange Jacob, Diretora Acadêmica Nacional do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro.

Chegar à terceira idade com saúde e qualidade de vida já é uma realidade de muitos brasileiros atualmente. Segundo dados do IBGE, em 2030 terá mais idosos do que crianças pela primeira vez na história do país. Sinal de que as alternativas que garantem longevidade e afastam a possibilidade de doenças cognitivas ao público 60+ já se tornou uma tendência mundial.

Mas como funciona uma academia para o cérebro?

No SUPERA, o carro chefe das aulas é o ábaco, ferramenta milenar que serve para fazer cálculos de forma prazerosa e bem diferente. Com a prática, é possível sentir melhoras significativas na coordenação motora e raciocínio.

Além disso, os alunos usam jogos de tabuleiro, individuais ou em grupo, desenvolvendo habilidades como autocontrole, autoconfiança, independência e estratégia, além de ajudar na sociabilidade. As apostilas com exercícios cognitivos, dinâmicas em grupo e vídeos motivacionais também fazem parte da academia, contribuindo para a aplicação de uma metodologia que transforma a vida das pessoas de todas as idades, principalmente do público 60+.

Assim como Severina, milhares de idosos brasileiros têm encontrado nas aulas de ginástica cerebral do Método SUPERA uma forma leve e divertida de manter a mente ativa e, mais do que isso, de resgatar autoestima e independência.

Para saber mais, acesse www.metodosupera.com.br

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui