27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Aplicativo da UEA marca de 1,6 mil atendimentos em menos de uma semana

Mais de 1,6 mil atendimentos já foram realizados pelo Chatbot da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde o lançamento do App, realizado no último dia 6 de abril. A plataforma tem como objetivo reduzir dúvidas da população sobre o novo coronavírus (Covid-19), além de repassar informações de qualidade para ajudar no processo de enfrentamento a pandemia.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora-doutora, Elielza Guerreiro, somente na sexta-feira (10), a equipe realizou 482 atendimentos. Também durante essa semana já foram contabilizados mais de 20 mil downloads do App.

“É um número bastante expressivo. O projeto tem orientado a população que está ansiosa acerca das informações do coronavírus. A estimativa é que esse índice ultrapasse a marca dos 2 mil atendimentos ainda neste fim de semana”, destacou Elielza.

Sobre as dúvidas mais frequentes, a professora revela que a população tem procurado orientações sobre como fazer o isolamento domiciliar, além do uso correto da máscara dentro de casa e a sintomatologia.

“Muitas pessoas relatam, principalmente, os sintomas que estão aparecendo nos últimos dias, seja nelas ou em alguém da família. Diante disso, usamos aspectos importantes que é de informar de acordo com o relato dessas pessoas sobre a sintomatologia, quais as unidades de saúde que elas deverão procurar. Todos os casos são rigorosamente avaliados pela equipe do Chatbot para saber a necessidade de procura de uma unidade de saúde”, disse a professora.

Sobre o Chatbot – A iniciativa é uma parceria da UEA com o Governo do Estado e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). No total, estão envolvidas 257 pessoas entre alunos e professores da área de saúde.

O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira e, também aos fins de semana e feriados, em três horários (de 7h às 11h; de 11h às 15h e de 15h às 19h). A base do atendimento funciona no Laboratório de Tecnologia em Saúde e Educação (LABTECS) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da UEA.

O Chatbot está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Foto: Divulgação

spot_img