Ao completar 90 dias online, o aplicativo “Manaus+Luz” registra um total de 8.847 solicitações de serviços de iluminação pública. Atualmente, somando todos os canais disponíveis para registro de solicitações, esse número corresponde a 28,8% do total geral de pedidos realizados pelos cidadãos na capital.

A ferramenta foi lançada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em novembro do ano passado, como novo canal para o cidadão solicitar serviços de iluminação pública, sendo gratuita para smartphones e tablets, disponível nas plataformas Android e iOS, e faz parte das ações do programa “Cidade Inteligente”, numa parceria entre a concessionária Manausluz e a Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), estrutura vinculada à Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

“É sempre bom perceber que nossa gestão tem se utilizado das novas tecnologias para facilitar a vida da população. Manaus avançou muito na questão da iluminação púbica e vamos avançar muito mais. Se Deus quiser, vamos terminar este mandato com 100% de LED em todas as ruas da cidade”, comenta o prefeito.

A secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, destaca que 96% das solicitações registradas no aplicativo foram atendidas, sempre mantendo o prazo de 48 horas para execução dos serviços. “Esse canal direto com o usuário atende à determinação do prefeito Arthur Neto em receber as demandas e realizar o atendimento dos cidadãos com excelência e os resultados que obtivemos nesses três meses mostram o sucesso da implantação do aplicativo”, ressalta.

O coordenador da UGPM Energia, Luiz Augusto Carvalho, informa que três tipos de problemas detectados no sistema de iluminação pública da cidade podem ser denunciados pelo aplicativo, sendo eles lâmpada apagada, lâmpada acesa durante o dia e lâmpada oscilando. “Com o aplicativo temos a possibilidade de atender o usuário com mais precisão, pois o registro de endereço da ocorrência é fixado em um mapa disponível no aplicativo e conta, ainda, com espaço para pontos de referência do local”, conclui.

Atualmente, Manaus possui mais de 127 mil pontos de iluminação pública, dos quais mais de 50 mil são luminárias de LED instaladas.

Como funciona

Após baixar o “Manaus+Luz” gratuitamente nas lojas de apps, o cidadão faz um cadastro inicial com nome, número do CPF e e-mail. O registro da solicitação para serviço de iluminação será feito com base na localização do problema, que pode ser lâmpada apagada, lâmpada acesa durante o dia e lâmpada oscilando. Os protocolos abertos pelos usuários podem ser acompanhados pelo aplicativo e cada solicitação tem um prazo de até 48 horas para ser executada.

Também está disponível o 0800 201 0001, em funcionamento 24 horas, para solicitações sobre iluminação pública.

Texto: Lívia Nadjanara / Semppe

Fotos: Mário Oliveira / Semcom, Karla Vieira / SemcomVULGAÇÃO/SSP-AM

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