24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Aplicativo que facilita o recebimento do troco pelos consumidores conquista o mercado amazonense

Aplicativo ‘Trocados’ ganhou incentivo de R$ 50 mil da Fapeam

Entre os cases de sucesso apresentados pelo Programa Sinapse de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), um tem obtido resultados expressivos no mercado. Criado por empresários amazonenses, o aplicativo “Trocados” funciona como uma espécie de “cofrinho”. Os usuários podem acumular os trocos que receberiam no comércio ou reverter os valores em recarga de celular e cartão PassaFácil, do transporte coletivo. Depois de um ano do lançamento oficial, o aplicativo já acumula mais de 20 mil trocos comercializados e mais de 10 mil pessoas beneficiadas.

Co-fundador do aplicativo, o empresário Silvestre Paiva explica que a ideia surgiu após um contratempo pelo qual ele passou, quando não pode efetuar uma compra em razão da falta de troco no estabelecimento. A partir daí, ele e os outros dois sócios buscaram uma solução para um problema tão comum no comércio. Por meio do Programa Sinapse de Inovação, da Fapeam, eles investiram R$ 50 mil no negócio e puderam dar um importante incremento no projeto.

“Quando a gente teve a ideia, começou a desenvolver o projeto, só que faltava aquela força para botar ele em prática. Então, a gente se inscreveu no Programa Sinapse da Inovação. Quando a gente conseguiu passar nesse processo, o negócio acelerou. A gente conseguiu colocá-lo no mercado mais rápido. Então, foi de total importância o apoio da Fapeam”, explica Silvestre.

Estabelecimentos adotam aplicativo – Criado oficialmente em abril de 2017 pelos sócios Silvestre Paiva, Amaike Kric e Eric Neves, hoje o aplicativo funciona em 40 estabelecimentos de Manaus, como supermercados, drogarias, restaurantes, lanchonetes e panificadoras. Uma das razões do seu sucesso no mercado é a facilidade de utilização do aplicativo pelos usuários.

No momento em que o caixa não tiver troco, o cliente informa que deseja recebê-lo no “Trocados”. O caixa, por sua vez, deposita o troco no “Trocados”, solicitando apenas o número do celular do cliente, que recebe um SMS validando o depósito do seu troco. Em seguida, ele pode acumular e resgatar o seu troco gratuitamente transferindo para uma conta bancária, comprar recargas adicionais de celular e recarregar seu cartão PassaFácil.

Expansão – Entre os planos de expansão do negócio, está a conversão dos trocos dos clientes em corridas no aplicativo de transporte privado urbano Uber, além da reutilização dos valores acumulados em novas compras nos estabelecimentos cadastrados, segundo adianta o empresário Silvestre Paiva.

FOTO: VALDO LEÃO/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui