24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Após concluir contenção, Prefeitura de Manaus inicia construção de calçadas noigarapé do Passarinho

As obras de recuperação, executadas pela Prefeitura de Manaus, de um trecho de cerca de 60 metros do igarapé do Passarinho, localizado na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, chegam à fase final. A construção do muro de rip-rap foi concluída e em seguida iniciada, nesta quinta-feira, 17/6, a fase de construção de calçadas e meios-fios.

As obras foram iniciadas no começo do mês de maio com a implantação da base subterrânea de 1,5 metro e a construção do muro de arrimo com uma altura de 4,5 metros, além de contenção do leito do igarapé. Cerca de dez homens da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) levantaram o muro, que levou 1.150 sacos de cimento, 340 metros cúbicos de areia e 10 mil sacos de nylon.

“Por determinação do prefeito David Almeida, a prefeitura, por meio das equipes da Seminf, realizou essa obra emergencial, para conter a erosão que ameaçava a estrutura da via e a casa dos moradores do entorno”, explicou o diretor de Manutenção e Infraestrutura da Seminf, Alessandro Rodrigues.

Segundo o diretor, o serviço vai conter não só a erosão, que vinha avançando com o excesso de chuvas provocando o deslizamento de terra, mas principalmente garantir a segurança de quem passa pelo local e reside na área.

O morador João Batista Lima, que reside na área há mais de 20 anos, agora respira aliviado. “Eu estava vendo a hora desse deslizamento de terras levar a rua e provocar um acidente, não só envolvendo os veículos, porque essa rua é de grande tráfego, mas as estruturas das casas também. Mas estou surpreso com a rápida ação da prefeitura, que já está resolvendo o problema antes e prevenindo um possível acontecimento de acidente”, disse o morador.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Foto – Marcio Melo / Seminf

spot_img