27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Após reunião, Seped garante entrada de PcDs em jogos do Manaus F.C.

Representantes legais do clube amazonense estiveram na Secretaria para entender o que diz a Lei 241/2015

As pessoas com deficiência (PcDs) terão acesso gratuito à Arena da Amazônia para a partida entre os times Manaus F.C. e Jacuipense-BA. A assertiva veio após uma reunião entre representantes legais do clube amazonense com a titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Viviane Lima, realizada na manhã desta sexta-feira (2/8), na sede da secretaria.

Na ocasião, a secretária apresentou a Lei 241/2015, promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no estado e dá outras providências.

O artigo 16, do capítulo 2 da Lei, diz que “fica instituída a gratuidade para pessoas com deficiência e meia-entrada para seu acompanhante nos eventos em salas de cinema, em espetáculos de teatro e circo, em museus, parques e eventos educativos, esportivos, de lazer, culturais e similares”. Ela também assegura que o acompanhante da PcD pague correspondente a 50% do valor do ingresso cobrado.

O diretor administrativo do clube, Bismarck Miranda, destacou a importância em buscar conhecimento acerca das obrigatoriedades que concernem ao Manaus F.C. e garantiu que, a partir desta data, buscará a ampliação dos benefícios das PcDs durantes as partidas do time.

“Foi muito relevante vir até à Seped. É dever de todos garantir uma melhor comodidade e entretenimento para as pessoas com deficiência”, disse Bismarck, afirmando já estar pensando mais à frente, para a partida da grande final, quando quer incluir a audiodescrição no evento esportivo.

Mesmo o descumprimento da Lei sendo passível de multa ou suspensão da licença de funcionamento, para a titular da Seped, o mais importante, hoje, é trabalhar fortemente a conscientização das pessoas quanto aos direitos das pessoas com deficiência.

“Não queremos prejuízos para nenhuma das partes. A pessoa com deficiência já tem uma carga tão pesada no dia a dia que é mais do que nossa obrigação proporcionar que a aplicabilidade da Lei seja garantida”, disse.

Para comprar – Os ingressos para a semifinal (Manaus F.C. x Jacuipense), que acontece a partir das 17h deste sábado (3/8), estão sendo vendidos na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery. No dia do jogo, a venda acontece na bilheteria D, da Arena da Amazônia Vivaldo Lima, localizada na mesma via.

As PcDs vão ter acesso gratuito ao jogo, desde que apresentem nas catracas de entrada o RG/CNH, mais um dos seguintes documentos que ateste a deficiência: Passe Livre, Passe Legal, laudo médico ou as carteirinhas emitidas pelas associações dos segmentos.

FOTO: Raphael ‘Gafanhoto’/Seped

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui