Take a fresh look at your lifestyle.

Após suspensão de visitas, sistema prisional recebe visita técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas

-publicidade-

Nesta quarta-feira (17/02), o sistema prisional recebeu a visita técnica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). A ação ocorre após o Ministério Público do Estado (MPE) recomendar a paralisação das visitas dos familiares nas unidades prisionais, tendo em vista a alta incidência de casos de Covid-19 no Amazonas.

Durante a visitação, os técnicos da FVS averiguaram todos os procedimentos de segurança que estão sendo adotados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) nas unidades prisionais para manter os internos, servidores, colaboradores e familiares seguros neste momento.

O corpo técnico da FVS também visitou e avaliou pontos fundamentais nos estabelecimentos prisionais como o Centro de Recebimento e Triagem (CRT), a área de saúde e os corredores dos pavilhões. Além disso, foram analisados os locais por onde os familiares passam para fazer as visitas ao seu ente.

O titular da Seap, coronel Vinicius Almeida, disse que a visita segue a recomendação do MPE. “Ontem (16/02) o Ministério Público fez uma recomendação para que, antes do retorno das visitas dos familiares, nós fizéssemos uma vistoria técnica e apresentássemos relatórios garantindo que teríamos uma retomada segura. Hoje estamos aqui com a FVS realizando essa vistoria para termos o retorno mais seguro e correto possível”, disse.

“Após essa visita estamos consolidando as informações apuradas para emitir o parecer técnico ao Ministério Público Estadual e posteriormente, os encaminhamentos serão discutidos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a presença do secretário titular da Seap”, afirma a coordenadora do Grupo Técnico de Integração da FVS-AM, Josielem Amorim.

Já a coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSPAM) da Seap, Alyne Botelho, esclarece que a visita técnica é uma das formas de se analisar riscos de uma abertura do sistema. “Nós precisamos dessa visita técnica para estar analisando os riscos que possivelmente podem ocorrer no nosso sistema, caso seja feita a abertura para as visitas nesse momento crítico pelo qual estamos passando”, observa.

A Seap aguarda agora pelo parecer técnico da FVS para decidir se retoma ou não as visitas no sistema. Enquanto isso, seguirá a recomendação do MPE.

FOTO: Divulgação/Seap

-publicidade-