24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

App com com acervo educacional é oficialmente lançado durante Tech & Health na UEA

O aplicativo do UNA-SUS Amazônia foi entregue oficialmente para o UNA-SUS durante o evento Tech & Health UNA-SUS Amazônia 2018 na Escola Superior de Saúde (ESA), localizado na Avenida Carvalho Leal, 1.777, Cachoeirinha, zona Sul. O app desenvolvido pelo Centro de Pesquisas UNA-SUS Amazônia está disponível no Google Play e contém duas plataformas: uma com acervo educacional e a outra com oferta dos cursos promovidos pela UNA-SUS.

A coordenadora geral do Centro de Pesquisas da UNA-SUS Amazônia, Waldeyde Magalhães, destaca que a UEA teve a preocupação de alcançar os profissionais nas comunidades que não dispõem de internet. “O nosso grande desafio foi esse. Montamos um projeto com a Fiocruz e UNA-SUS para desenvolver um dispositivo que desse a oportunidade de trabalhar tanto online quanto off-line. Assim, contemplaríamos os profissionais nas comunidades mais distantes”, elencou.

Para o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, este é um momento novo. “É uma universidade jovem, mas tem um potencial gigantesco de crescer. Essa escola é colaborativa, essa escola não exclui pessoas, é o inverso. A gente tem colegas de outra universidades trabalhando junto, a gente tem indústria aqui dentro, é bonito ganhar dinheiro com ética, fazer lucro com ética, gerar inovação com ética em uma área que é muito sensível, muito promissora que é o uso das tecnologias na saúde”, enfatizou.

O secretário executivo do UNA-SUS, Manoel Barral, observou que o Amazonas já se consolida como um polo extremamente importante do ponto de vista de uso avançado da tecnologia. “A capacitação de pessoal para o Sistema Único de Saúde no Amazonas enfrenta um desafio importante pela distância, a dificuldade de transporte e a lentidão eventualmente, para se locomover de um polo/ de uma cidade à outra, para capacitar o pessoal”, observou.

A UNA-SUS Amazônia também conta com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para desenvolver os produtos. O professor do curso de medicina da UFMG, Ulisses Panisset, destacou a parceria. “É extremamente prazeroso ver como esse trabalho está evoluindo muito rápido, se consolidando nas áreas bastante avançadas e o impacto que isso pode ter na saúde local”, destacou.

O evento é gratuito e teve mais de 600 inscritos interessados nas novas práticas de tecnologia para a saúde. Prova disso é a participação do aluno do 8° período de Medicina da UEA, Luiz Alves de Souza. “Queremos oferecer um serviço de qualidade para o usuário. Até no meu caso, que sou cadeirante, possíveis programas ou aplicativos podem no atendimento”, observou. Souza quer se especializar em clínica médica e, futuramente, seguir a área de psiquiatria

O evento segue nesta sexta-feira (18), às 14h, com a palestra “Educação 4.0 Metacognitiva: formação flexibilidade dos profissionais para a 3ª década do Século 21”, com o professor-doutor da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Informática Médica, Chao Lung Weng. O objetivo do evento é mostrar as novas tendências do mercado tecnológico associadas ao ensino e à prática da saúde.

UNA-SUS Amazônia – O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia é um projeto criado em 2016 pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS/FIOCRUZ e fomento da Samsung, por meio da Lei Informática na Amazônia. É um espaço de produção científica e tecnológica localizado na Escola Superior de Saúde (ESA/UEA) com uma infraestrutura moderna.

Com a proposta de pesquisar, desenvolver e testar tecnologias educacionais para a Educação à Distância em Saúde, que facilitem e/ou resolvam os problemas enfrentados por regiões remotas, vulneráveis e de difícil acesso à internet, o Centro já alcançou resultados proeminentes no âmbito nacional e no contexto UNASUS de ensino, tais quais a produção do Aplicativo UNA-SUS e do Framework (re)Cursos Educacionais UNASUS/UEA, bem como a plataforma UNA-SUS Recomenda, que propicia recomendações de conteúdos baseadas no perfil e atividades do usuário UNASUS, gerando mais de 1 milhão de recomendações diárias.

De forma complementar, o Centro alcançou visibilidade por meio de publicações técnico científicas sobre os resultados obtidos durante o desenvolvimento dos produtos, participando inclusive de eventos internacionais na área de saúde e educação, além de organizações de livros nas mesmas áreas. Como marco dos resultados, oferece ao público o evento Tech & Health UNA-SUS Amazônia 2018.

Foto: Ruan Souza/Cedida

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui