Take a fresh look at your lifestyle.

Aprovados no Sisu têm até hoje (04) para efetivarem matrículas nas instituições públicas de ensino

Também termina hoje o prazo para manifestar interesse na lista de espera

-publicidade-

Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem correr contra o tempo. O período para matrículas pelo programa termina nesta terça-feira, 4 de fevereiro. É preciso conferir a documentação necessária e os procedimentos junto à instituição escolhida.

No Sisu, o candidato escolhe até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. O sistema seleciona os mais bem posicionados em cada um, de acordo com as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

O candidato selecionado em sua 1ª ou 2ª opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Por isso é preciso estar atento aos prazos. As vagas são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Com a política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato.

Quem está na expectativa pela sobra de vagas também deve ficar atento. O período para manifestar interesse na lista de espera também tem fim nesta terça. Só pode participar quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções escolhidas no momento da inscrição. O candidato deve acessar o seu boletim Sisu e sinalizar o desejo de ingressar no ensino superior público. É importante acompanhar o andamento junto à instituição escolhida.

A convocação dos candidatos na lista de espera começa na sexta-feira, 7, e vai até 30 de abril.

Sisu – O Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame.

Para participar da seleção, é obrigatório não ter zerado a redação do Enem. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país.

-publicidade-