23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Aproveite – AM tem 2.145 vagas no Prouni 2017/2

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017 iniciaram nesta terça-feira (6) e seguem até sexta-feira (9), na página do Prouni, na Internet. São 2.145 vagas ofertas em Manaus em 74 cursos de instituições particulares de ensino superior.

Em todo Brasil, esse número é de 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889. Podem concorrer a uma bolsa integral estudantes cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda a 1,5 salário mínimo. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários mínimos.

“Caso o estudante tenha sido contemplado com bolsa parcial, o ProUni tem ações conjuntas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta. O objetivo é incentivar a permanência do aluno nas instituições até o fim dos estudos”, explica a analista financeiro da faculdade DeVry Martha Falcão, Thaís Ortha. A instituição possui 432 vagas distribuídas em 23 cursos diferentes, nos três turno disponíveis: matutino, vespertino e noturno.

A analista financeiro lembra ainda que além do critério socioeconômico, é preciso que o estudante tenha obtido média acima de 450 pontos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Historico

Criado em 2004, o ProUni é voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Nestes casos, não há requisito de renda familiar, apenas que o professor faça parte do quadro permanente da instituição e tenha obtido 450 pontos no ENEM do ano anterior, sem ter zerado a redação.

Cronograma

A primeira chamada será feita em 12 de junho e a segunda, para vagas remanescentes, em 26 de junho. Após ser selecionado, o candidato deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas, no período de 12 a 19 de junho, na primeira chamada, e de 26 a 30 de junho, na segunda chamada.

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.
· Inscrições: 6 a 9 /06

· Resultado da 1 ª chamada: 12/06

· Comprovação de informações (Matrícula): 12 a 19 /06

· Resultado da segunda chamada: 26 /06

· Comprovação de informações (Matrícula): 26 a 30/06

· Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera: 7 a 10 /07

· Comprovação de informações (Matrícula): 17 a 18/07

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui