24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Arquivamento do processo de impeachment contra Wilson Lima é aprovado

Em reunião realizada nesta sexta-feira (31), a comissão que analisa o pedido de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e o vice, Carlos Almeida (PTB), aprovou, por 10 votos a 1, o parecer pedindo o arquivamento do processo, apresentado pelo relator da comissão, deputado estadual Dr. Gomes (PSC).

A próxima etapa do processo começa na próxima terça-feira (4), quando o parecer será lido em Plenário. Após a leitura, ele será publicado e, depois de 48 horas, será votado pelos 24 deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“A previsão é que a votação ocorra na próxima quinta-feira (6), durante a Ordem do Dia. Todos poderão se inscrever e participar da discussão, que terá duração de no mínimo uma hora, com limitação de cinco membros por bloco partidário ou partido. Caso se decida pelo prosseguimento do processo, aumentam-se os prazos de defesa e há outra votação, com prazo ainda indeterminado, para que seja discutido o afastamento dos denunciados. Caso o processo não siga, ele é arquivado”, explicou a presidente da comissão, deputada Alessandra Campêlo (MDB).

A parlamentar frisou, ainda, que os parlamentares tiveram tempo suficiente para analisar todos os aspectos do processo e que não houve pressa para votarem no parecer apresentado pelo relator.

“As denúncias foram apresentadas em abril. Os deputados tiveram três meses para estudá-las, mais 10 dias para analisar as defesas. Esse prazo é definido por lei. Foi tempo suficiente. O que vemos é uma tentativa de tumultuar o processo e confundir as pessoas, misturando CPI com processo de impeachment. São crimes diferentes imputados e denúncias feitas em tempos diferentes”, pontuou.

Votaram favoráveis ao relatório os deputados Adjuto Afonso (PDT), Alessandra Campêlo (MDB), Belarmino Lins (PP), Cabo Maciel (PL), Carlinhos Bessa (PV), Dr. Gomes (PSC), Joana Darc (PL), Roberto Cidade (PV), Saullo Vianna (PTB) e Therezinha Ruiz (PSDB).

O deputado Wilker Barreto (Podemos) votou contra o parecer apresentado. Os parlamentares Delegado Péricles (PSL), Fausto Jr. (PRTB), Felipe Souza (Patriota) e João Luiz (Republicanos) se abstiveram.

Texto: Assessoria da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)

spot_img