Arraial da vacinação: em clima junino, população é imunizada contra Covid-19 durante viradão do ‘Vacina Amazonas’

Arena da Amazônia, Sambódromo e Vasco Vasques recebem população ao som de músicas juninas e decoração temática

Uma festa junina diferente tomou conta da Arena da Amazônia, Sambódromo e do Centro de Convenções Vasco Vasques, desde às 18h desta terça-feira (29/06). O clima de arraial dá o tom do mutirão ‘Vacina Amazonas’, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus, para vacinar a população a partir de 28 anos. O viradão segue animado ao som das tradicionais músicas juninas nos três pontos até as18h desta quarta-feira, sem intervalos, criando um ambiente convidativo para quem vai receber a imunização.

Na Arena da Amazônia, servidores festejam cada dose de vacina contra Covid-19 aplicada. “É uma satisfação imensa, o Governo do Estado, a secretarias de Saúde e todas as outras secretarias unidas aqui, que o caminho hoje não é o da roça, mas é o da esperança, é o da vida e com muito amor e gratidão a gente está aqui nesta incrível experiência de poder servir, trazer esperança ao nosso povo do Amazonas”, afirmou Fabiana Maciel, gerente de Hospitais e Articulações com Fundações de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Ela relata que a alegria de levar saúde à população é potencializada pelo clima descontraído do mutirão, nos três pontos.

“A satisfação e a gratidão no coração da gente são imensuráveis, e com esse clima animadíssimo de São João, impulsiona mais ainda. A gente está aqui com o coração transbordando de felicidade e esperamos que a nossa meta seja alcançada o mais rápido possível, todos engajados e nesse clima de São João, de festa, de vida, de esperança”, comemorou a servidora.

Animação – A animação para o arraial da vacinação também seguiu em clima junino no Sambódromo durante a noite. Decorado com bandeiras coloridas em diversos pontos, o Centro de Convenções recebeu o público de Manaus com música de quadrilha, dança e incentivo para quem ainda não havia se vacinado.

No Sambódromo, quem alegrava as pessoas dentro dos veículos que aguardavam a vez para vacinar eram os atores Elias Monteiro e Neuriza Figueira. Caracterizados com roupas de quadrilha, o casal arrancava sorrisos de quem iria se vacinar pela primeira vez.

“O que é interessante é que o povo já está pronto pra isso. Ele chega meio tenso, a gente brinca com ele, ele relaxa…quando a vacina vem, braço relaxado, numa boa, sorriso nos lábios, felicidade e tem mais uma coisa né? A esperança está de volta!”, disse Elias.

A atriz Neuriza Figueira festejava o arraial da vacinação em grande estilo, sem desgrudar do álcool em gel. Para ela, a alegria das festividades tem total relação com o momento único da vacinação.

“Nós estamos aqui esperando a vacina aguardando por esse dia tão maravilhoso, mas têm muitas pessoas que estão com medo e por isso estamos aqui, animando, incentivando, para que elas não fiquem com medo. A vacina vai nos ajudar, a vacina salva vidas e por isso nós estamos aqui, transmitindo a alegria”, disse Neuriza.

A engenheira Vanessa Chehuan, de 28 anos, se sentiu embalada pelo clima do arraial. Vacinada no Sambódromo, ela convidou as pessoas a participarem da festa.

“Gostei muito, achei muito bem organizado, desde a entrada, vários pontos de orientação, a documentação que teria que ser apresentada, achei que está muito legal. Está bem animado também, as meninas dançando quadrilha. É a nossa saúde e de todos, vamos passar por essa da melhor maneira possível”, afirmou.

Vacinação – Os três postos que funcionarão na madrugada são a Arena da Amazônia, o Sambódromo e o Centro de Convenções Vasco Vasques. No Sambódromo, o mutirão iniciou às 9h de terça-feira e segue até 18h de quarta-feira, com 33 horas de vacinação sem intervalos. O Vasco Vasques, assim como a Arena da Amazônia, começou a atender a população às 18h de terça e segue até às 18h de quarta-feira. Os postos da Prefeitura de Manaus funcionarão no horário habitual.

A população a partir de 28 anos que for a um dos pontos de vacinação deve apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, CPF, e comprovante de residência (original e cópia).

Foto: Arthur Castro e Tácio Melo