As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Arsam participa da abertura do 2º Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus

Gov Agricultura

O diretor-presidente da Arsam, Acram Isper Jr., destacou que a agência pode contribuir muito para o desenvolvimento da região

O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam), Acram Isper Jr, participou, hoje (24/07), da abertura do 2º Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus, realizado no auditório da Escola Superior de Tecnologia – EST/UEA. O evento tem a finalidade de alinhar metas para entregar propostas de políticas públicas de forma mais prática e aprofundada em relação à Região Metropolitana de Manaus (RMM).

A RMM é composta por 13 municípios, tendo 127.000 km2 e 2.5 milhões de habitantes, considerando-se a maior região metropolitana em extensão do Brasil. Esse fator confere a ela um potencial excepcional de planejamentos e articulações de seus instrumentos urbanísticos, sociais, econômicos e ambientais.

Durante a abertura do evento, o diretor-presidente Acram Isper Jr. destacou os serviços prestados pela Arsam e projetos futuros, como mecanismo de desenvolvimento da região metropolitana. “A Arsam pode contribuir com informações dos dados estatísticos levantados, sobre o Transporte Rodoviário Intermunicipal, capazes de gerar subsídios e instrumentos que viabilizem políticas públicas específicas e adequadas à realidade da RMM”, citou o presidente.

Acram Isper Jr. também ressaltou a importância dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que se tornaram obrigatórios para todos os Estados desde 2015, e que têm prazo para serem apresentados até 2020, daí a importância da realização do simpósio. “Quando o estatuto da metrópole entrou em vigor, nós tínhamos oito cidades e agora temos 13 na RMM. O simpósio é de extrema importância, pois estamos com um prazo que já está acabando e nós precisamos fomentar o trabalho, desenvolvimento e toda a estrutura técnica e necessária”, defendeu.

O simpósio permite que discussões desse gênero sejam fundamentais na orientação de gestores públicos, tomadas de decisões e a sociedade como um todo para o atendimento à legislação federal e para a estruturação do planejamento territorial de amplo alcance no Amazonas.

O evento teve início hoje (24) e se estenderá até sexta-feira (26), sendo realizado no auditório da Escola Superior de Tecnologia – EST/UEA, localizado na avenida Darcy Vargas, 1.200. O simpósio é aberto ao público.

FOTO: DIVULGAÇÃO/ARSAM

você pode gostar também