27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Artesanato amazonense cresce em número de vendas e beneficia artesãos do estado

O Artesanato é um segmento que contribui de forma direta para a geração de renda de famílias no Amazonas, além de carregar a cultura local, revelando a arte inspirada nas matérias-primas da região. Valorizando tal importância, a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que coordena o Programa de Promoção do Artesanato Amazonense, incentiva e viabiliza feiras, eventos, e apoia a participação de artesãos do estado em exposições locais e nacionais. Só em 2019, houve um crescimento de 44% nas vendas de produtos artesanais em relação a 2018.

Segundo a gerência do Departamento de Artesanato do órgão, as vendas passaram de R$ 1.348.000,00 (um milhão trezentos e quarente e oito mil reais) para R$ 1.946.000,00 (um milhão novecentos e quarenta e seis mil reais).

De acordo com a secretária executiva de Trabalho e Empreendedorismo, Neila Azrak, o resultado positivo se deve ao apoio do Governo do Estado, que viabiliza a participação dos artesãos em feiras e eventos. “Somos gratos a todos os artesãos por acreditarem no trabalho que desenvolvemos. Tem sido gratificante ver o nosso estado ganhando cada dia mais espaço e reconhecimento por meio das belezas apresentadas pelos nossos artesãos”, disse.

Com o intuito de promover o artesanato na região, o Programa do Artesanato cadastrou 412 empreendedores em 2019, o que representa um aumento de 136% em relação ao ano de 2018, quando foram cadastradas apenas 174 artesãos.

A designer de biojoias Rita Prossi, que é beneficiada com as ações de incentivo da Setemp, ressaltou como o artesanato contribui para sua vida financeira.

“Eu vivo da renda total do artesanato, esse é o meu ofício e minha fonte de lucro. E, no meu trabalho, a Setemp me dá apoio com espaço nas feiras e exposições fora do estado. Hoje em dia, um espaço é muito caro, e é nas feiras que temos um público maior, clientes em potencial, e uma grande oportunidade de vender nossos produtos. Em Manaus, também, temos apoio por meio do Shopping do Artesanato, que é um local muito importante, muito significativo para divulgarmos os produtos da nossa região para turistas e para quem gosta de peças amazônicas”, afirmou.

O Shopping do Artesanato e Economia Solidária é uma ótima alternativa para adquirir produtos originalmente amazônicos. O centro comercial é uma iniciativa da Setemp, e conta com aproximadamente, 88 lojas, apresentando diversas opções de peças artesanais exclusivas da região. O Shopping está localizado na avenida Djalma Batista, 1.018, Chapada.

FOTO: Divulgação/Setemp

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui