25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Arthur destaca equilíbrio econômico de Manaus no início do ano legislativo

O equilíbrio financeiro de Manaus e a qualificação da cidade junto às entidades econômicas nacionais e internacionais foram destacadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto durante a Leitura da Mensagem Governamental, que abriu os trabalhos legislativos da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 6/2. Para 2018, foram apresentadas propostas de implantação de um novo modal de transporte, investimentos na educação, saúde e infraestrutura.

No seu discurso, Virgílio prestou contas do primeiro ano de seu terceiro mandato como prefeito e destacou a política de austeridade implantada em sua gestão como principal ação estratégica e que resultou na qualificação da cidade de Manaus como uma capital ‘Triple A’ (AAA) perante agências de crédito nacionais e internacionais. “Meu principal objetivo era segurar despesas de custeio para poupar recursos para investimento e honrar os compromissos essenciais da prefeitura para passar o período de crise econômica de cabeça erguida.”

Ainda sobre o ajuste fiscal, o prefeito falou que foi graças à rigidez de controle nas contas públicas que a prefeitura conseguiu realizar grandes obras e manter em funcionamento os serviços essenciais do município, como a construção do Shopping Phelippe Daou, as obras mesmo no inverno e o pagamento dos servidores sem atraso, concedendo agora em janeiro o pagamento de todas as datas-bases 2017, inclusive para a área não específica.

Ao falar de educação, Arthur Neto lembrou que este ano se iniciam as obras de 29 novas unidades de educação, sendo sete creches, 11 Centros de Ensino Infantil (Cmeis) e 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), financiados, em parte, pelo BID e, em outra parte, pela prefeitura.

Sobre o nível de educação, Virgílio lembrou que Manaus deu um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e garantiu que, na avaliação deste ano, a capital deve subir mais ainda.

Principal novidade e carro-chefe das ações de mobilidade em 2018, na última segunda-feira, 5/2, o prefeito recebeu a primeira proposta de parceira público-privada para implantação de um novo modal de transporte público para Manaus, apresentada por um conjunto de empresas, liderado pela Volvo e Tracbel. Agora, a prefeitura fará um Chamamento Público para que outras empresas que tenham interesse na parceria apresentem suas propostas.

O prefeito explicou que se estima o investimento de R$ 1,2 bilhão pelas empresas e uma contrapartida da prefeitura de R$ 52 milhões. Segundo ele, será usado ao máximo essa contrapartida para ajudar a segurar a questão tarifária para a implantação de um transporte moderno, de qualidade e que seja o mais barato possível para população.

Sobre o resultado de suas realizações como prefeito, Arthur fez um agradecimento direto ao vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, e ao secretário-chefe da Casa Civil do Município, Arthur Bisneto.

Esse agradecimento foi estendido a todos os parlamentares que, segundo o prefeito, são os responsáveis diretos nas realizações de todo seu trabalho na Prefeitura de Manaus.

Na saída da Câmara, o prefeito recebeu dos trabalhadores da construção civil, acompanhados do vereador Sassá da Construção, o Projeto de Lei que garante a contratação de mão de obra local pelas construtoras. Ovacionado, Arthur garantiu que o projeto será analisado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) para atestar a viabilidade de sanção.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui