24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Arthur Neto assina termo de posse do Museu do Porto nesta terça-feira

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2002, o Museu do Porto passará a integrar o projeto de ressignificação do Centro Histórico de Manaus. Nesta terça-feira, 12/12, às 15h, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto assina o termo de posse do importante prédio histórico, durante solenidade que será realizada dentro do próprio museu, na rua Governador Vitório com Vivaldo Lima, nº 610, Centro.

A cessão do prédio foi um pedido da prefeitura à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), intermediado pelo Ministério Público Federal (MPF), em função da importância e do valor histórico do Museu do Porto no contexto geográfico onde ele está inserido.

Centro Histórico

Dentro do projeto requalificação do Centro Histórico de Manaus, a prefeitura já trabalha para restaurar e resgatar importantes ícone da história da capital, como o Paço da Liberdade, que vai se tornar o Museu da Cidade a partir do ano que vem; as duas casas mais antigas da cidade de Manaus, denominadas casas 69 e 77, cujas obras serão entregues em 2018, e o Casarão de São Vicente, também na rua Bernardo Ramos e que já conta com recursos alocados; além do Les Atistes Café Teatro.

Compõem, ainda, o plano estratégico municipal para o Centro Histórico da cidade, a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, as praças Adalberto Valle e Tenreiro Aranha, além dos antigos prédios do Hotel Cassina (Cabaré Chinelo) e da Câmara Municipal.

Iniciada em 2013, a retomada da prefeitura no resgate do Centro Histórico de Manaus foi responsável por reabrir o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e requalificar a avenida Eduardo Ribeiro e a Praça XV de Novembro (Matriz). A construção das Galerias Populares também são frutos dessa proposta.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui