24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Arthur Neto decreta luto oficial pela morte de Luiz Maximino Miranda Corrêa

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lamentou profundamente a morte do escritor, historiador, jornalista, cineasta e acadêmico amazonense Luiz Maximino Miranda Corrêa, aos 84 anos, ocorrida nesta quarta-feira, 10/7. Será decretado luto oficial de três dias no município.

Luiz Maximino morreu em Caxias do Sul (RS), onde morava, vítima de um mal súbito. A informação da morte foi anunciada pela presidência da Academia Amazonense de Letras (AAL), da qual ele era membro desde 2003 e onde ocupava a cadeira n° 37, na sucessão de Carlos Araújo Lima.

“Lamento profundamente a morte do escritor, historiador e cineasta Luiz Maximino Miranda Corrêa, que fez parte do nosso conselho estratégico. É uma perda grande para as artes”, declarou o prefeito. “Eu e minha esposa, Elisabeth Valeiko Ribeiro, externamos nossos sinceros pêsames aos amigos e familiares dessa brilhante personalidade amazonense”, completou Arthur Neto.

Maximino Miranda Corrêa deixou várias obras publicadas, entre elas, “A Borracha da Amazônia e a 2ª Guerra Mundial”, “O Nascimento de Uma Cidade: Manaus 1890 a 1900” e “Em Nome de Deus Em Nome do Rei”. Na sétima arte, atuou como diretor, roteirista de inúmeras produções tanto no Brasil quanto no exterior, com destaque para os filmes “A Selva”, “Os foragidos da violência”, “Como matar uma sogra”, entre outros.

Durante um período de sua vida, Maximino também desempenhou algumas funções públicas, entre elas assessor da Superintendência do Plano de Valorização da Amazônia (SPVEA), diretor do Departamento Estadual de Turismo, diretor-superintendente da Fundação Cultural do Amazonas, secretário-executivo do Instituto Superior de Estudos da Amazônia (Isea) e membro e presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Jornalista

O prefeito também recebeu com pesar a morte de Paulo Henrique Amorim, 77, vítima de um infarto fulminante, na madrugada de hoje em sua casa, no Rio de Janeiro (RJ). Um dos jornalistas mais polêmicos do cenário atual, Amorim passou pelas principais emissoras do país, entre elas Globo e Bandeirantes, onde atuou como correspondente internacional e apresentador dos principais jornais. Atualmente, além de dirigir o blog “Conversa Afiada”, era apresentador do “Domingo Legal”, da Record, mas estava afastado das funções, há pouco menos de um mês.

“A morte de Paulo Henrique Amorim me consternou. Convivemos por muito tempo, às vezes convergindo e muitas vezes divergindo. Mas nos tratávamos com respeito. No início dos blogs, ele lançou o dele. Fui seu primeiro articulista. Estou triste. Que Deus o acolha na eternidade”, declarou o prefeito.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui