25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Arthur oficializa secretariado e cria Instituto de Mobilidade Urbana

Na tarde desta sexta-feira (06), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto anunciou os nomes do primeiro escalão que compõem a nova gestão. A solenidade foi realizada no Paço Municipal, histórica sede do governo municipal, centro da capital.

 

Segundo Arthur, as mudanças foram sutis, mas necessárias para tornar o Executivo Municipal mais ágil às demandas da população e preparado para superar as dificuldades da crise econômica.  “Nós acreditamos que estamos montando um bom secretariado e que vem com garra para servir a Manaus ”.

 

Instituto de Mobilidade Urbana

 

Dentre as principais mudanças anunciadas está a criação de um Instituto de Mobilidade Urbana, que ficará sob a responsabilidade do vice-prefeito Marcos Rotta, envolvendo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e em alguns momentos a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

 

A novidade no secretariado ficou por conta do anúncio de cinco novos integrantes: o vereador Elias Emanuel, que assume a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh); o jornalista Marcos Santos é o novo secretário municipal de Comunicação (Semcom); o engenheiro Cláudio Guenka assume o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) será comandada pelo advogado Mário Barros; e o coronel Audo Albuquerque ficará à frente da SMTU.

 

Outras pastas tiveram os cargos de direção substituídos por nomes que já fazem parte da estrutura, como é o caso da Casa Civil, que passa a ser chefiada pelo coronel Fernando Farias, antes chefe da Casa Militar, que por sua vez fica a cargo do coronel Darcelo Gomes.

 

O subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Franklin Pinto, assume o Manaustrans e o também subsecretário da Semed em Gestão e Finanças, Luís Fabian, assume a Secretaria Extraordinária (Semex).

 

Além desses, Antônio Nelson deixa de ser subsecretário de Obras Públicas da Seminf e assume a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Já a professora Luiza Bessa irá acumular a direção-geral da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socieducacional e a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

 

Para os próximos quatro anos de mandato, o prefeito Arthur Neto pretende avançar, principalmente, em mobilidade urbana. Esse será o marco zero e o principal objetivo, colocar Manaus num patamar mais avançado no que diz respeito à mobilidade, com a efetiva implantação de um novo modal, o BRT.

 

O prefeito também destacou a captação de recursos federais e internacionais através de parcerias público-privadas, concessões onerosas, medidas compensatórias, dentre outras ações.

 

Feito o anúncio do secretariado, o prefeito pretende se concentrar no estudo de uma nova reforma administrativa, com a restruturação do segundo escalão. Ele adiantou, durante coletiva com a imprensa, que a Casa Civil voltará a cuidar apenas dos atos legislativos do Município, perdendo a coordenação sobre as Unidades Gestoras de Projetos Municipais (UGPMs) de Água e Iluminação Pública, que serão integradas na estrutura da Semex, que também aglutinará a Ouvidoria e o Procon Municipal e a Subsecretaria do Centro Histórico (Subsemch).

 

A Subsecretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Subsehaf) será incorporada ao Implurb. Já a Semmasdh, além da Coordenadoria da Mulher, deverá receber também a Coordenadoria de Juventude, que deixa de ser estrutura da Semjel. A Semmasdh contará ainda com a criação do Fundo Municipal de Solidariedade, sem gerar ônus aos cofres municipais, uma vez que terá seus recursos viabilizados através de cota sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).

 

Outras mudanças ainda serão avaliadas para a otimização da máquina pública.

 

Novo secretariado

 

CASA CIVIL – Coronel José Fernando de Farias

PGM – Marcos Ricardo Herszon Cavalcanti

CASA MILITAR – Coronel Darcelo Gomes

SEMCOM – Marcos Santos

MANAUSCULT – Bernardo Soares Monteiro de Paula

SEMTRAD – Ananda da Silva Carvalho

SEMEX – Luís Fabian Pereira Barbosa

MANAUSTRANS – Franklin Jaña Pinto

SMTU – Coronel Audo Albuquerque da Costa

IMPLURB – Cláudio Guenka

FUNDAÇÃO DOUTOR THOMAS – Martha Moutinho Cruz

SEMSA – Homero de Miranda Leão Neto

SEMMAS – Antônio Nelson

SEMED – Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt

SEMINF – Alexandre Marinho de Morais

MANAUS PREVIDÊNCIA – Marcelo Magaldi Alves

SEMJEL – Mário Barros

SEMULSP – Paulo Farias

SEMMASDH – Elias Emanuel Rebouças de Lima

SEMAD – Luiza Maria Bessa Rebelo

SEMEF – Ulisses Tapajós

 

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui