25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Arthur Virgílio Neto inspeciona obras para a inauguração do Museu da Cidade de Manaus

Já está quase tudo pronto para a inauguração do Museu Cidade de Manaus. Nesta quinta-feira, 18/10, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro e parte do secretariado municipal, fez uma visita de inspeção às obras que estão em fase de finalização e, ainda, à instalação da exposição permanente que contará a história da cidade.

O Museu da Cidade de Manaus é o presente que o prefeito entregará à população, em comemoração ao aniversário da cidade. A inauguração oficial será na próxima terça-feira, 23/10, e a partir do dia 24 o museu estará aberto à população, das 9h às 17h.

“Em 2018, nós entregaremos, de verdade, um museu com cabeça, tronco e membros. Uma cabeça extremamente inteligente, troncos fortes e pernas rígidas, porque essa é a característica do povo de Manaus.”

O projeto transporta o Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, para a era tecnológica. As salas já estão preparadas para a exposição. Toda a mobília do projeto museográfico foi fabricada em São Paulo. Os materiais usados nos móveis são de madeira MDF, altamente sustentável e com resistência à água e fogo, a mesma usada em navios.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, ressaltou que esse é um presente que será entregue para a cidade de Manaus, esse museu que conta a história, a identidade e fala um pouco da cultura manauara.

Com mão de obra local e externa, a equipe responsável pela execução do projeto é formada, ainda, por cenotécnicos, marceneiros, pintores, equipe de multimídia, vídeo, áudio e iluminação, além de cenotécnicos de maquete e adericista, todos empenhados em entregar, no aniversário da capital, o Museu da Cidade de Manaus pronto para o uso.

A exposição tem curadoria do designer e criador da Magnetoscópio, Marcelo Dantas, que há 45 anos vem desenvolvendo, junto com uma equipe multidisciplinar, uma história que envolve dedicação, coragem, estudo, ousadia, determinação, criatividade e vontade de aprender. A Magnetoscópio é uma produtora cultural que atua no mercado nacional e internacional há mais de 20 anos, produzindo as exposições permanentes e temporárias, filmes e vídeos interativos. Dentre suas criações estão o Museu Del Caribe; Museu da Gente Sergipiana; Museu das Minas e do Metal; Catavento Cultural; Museu das Telecomunicações e o Museu da Língua Portuguesa.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui