As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

As manhãs de domingo têm música clássica e aprendizado com a Orquestra de Câmara do Amazonas

Governo 3

O projeto Café Concerto, promovido pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura, visa aproximar públicos de todas as idades da música clássica, com bastante informação, interação e café.
Tomar um café gostoso e bem quentinho ao som de uma ótima música clássica e num ambiente bonito e agradável é o que o público vai poder desfrutar no lançamento do projeto Café Concerto, neste domingo, 7 de agosto, às 11h da manhã, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Manaus. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com a parceria do Café Manaus e tem entrada franca.

Sob a execução da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e regência do Maestro Marcelo de Jesus, o concerto de abertura do projeto tem como tema “Mozart, 120 anos de Morte” e irá mostrar ao público, de forma bem informal e interativa, a importância do compositor austríaco, conhecido por grandes óperas como “As Bodas de Fígaro”, “Don Giovanni” e “A Flauta Mágica”, desde a época em que viveu até os dias de hoje, suas composições de destaque, influências, destacando os instrumentos da orquestra e muito mais. De forma didática e conceitual, todos os presentes terão uma manhã de conhecimentos musicais, além de poderem degustar de um café quentinho, disponibilizado pelo stand do Café Manaus, montado no local.

Governo 2

As próximas edições celebrarão vários temas musicais diversificados como “Músicas Brasileiras”, “Piano”, dentre outras que buscam mostrar a variedade de estilos e instrumentos de corda que a Orquestra de Câmara pode percorrer e, ainda, trocando informações com o público.

Para o maestro Marcelo de Jesus, idealizador do projeto, será uma experiência inovadora, principalmente para o público, que poderá ter um contato direto com a música clássica, quebrando tabus. ”Este primeiro concerto terá enfoque nas obras de Mozart e as pessoas poderão andar por entre a Orquestra, falar com os músicos, tocar nos instrumentos, fazer perguntas… Enfim, será bem interativo e enriquecedor”, declarou.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o papel da secretaria de colocar o público em contato com as diversas manifestações artísticas vem sendo cumprido de diversas maneiras e em locais e horários diferenciados. “Este trabalho didático que oportunizado pela OCA já é desenvolvido com outros Corpos Artísticos do Amazonas, como o Corpo de Dança do Amazonas e o Balé Folclórico. A ideia é aproximar o público das artes, gerar curiosidade e conhecimento sobre cultura”.