24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

As manhãs de domingo têm música clássica e aprendizado com a Orquestra de Câmara do Amazonas

O projeto Café Concerto, promovido pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura, visa aproximar públicos de todas as idades da música clássica, com bastante informação, interação e café.
Tomar um café gostoso e bem quentinho ao som de uma ótima música clássica e num ambiente bonito e agradável é o que o público vai poder desfrutar no lançamento do projeto Café Concerto, neste domingo, 7 de agosto, às 11h da manhã, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Manaus. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com a parceria do Café Manaus e tem entrada franca.

Sob a execução da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e regência do Maestro Marcelo de Jesus, o concerto de abertura do projeto tem como tema “Mozart, 120 anos de Morte” e irá mostrar ao público, de forma bem informal e interativa, a importância do compositor austríaco, conhecido por grandes óperas como “As Bodas de Fígaro”, “Don Giovanni” e “A Flauta Mágica”, desde a época em que viveu até os dias de hoje, suas composições de destaque, influências, destacando os instrumentos da orquestra e muito mais. De forma didática e conceitual, todos os presentes terão uma manhã de conhecimentos musicais, além de poderem degustar de um café quentinho, disponibilizado pelo stand do Café Manaus, montado no local.

As próximas edições celebrarão vários temas musicais diversificados como “Músicas Brasileiras”, “Piano”, dentre outras que buscam mostrar a variedade de estilos e instrumentos de corda que a Orquestra de Câmara pode percorrer e, ainda, trocando informações com o público.

Para o maestro Marcelo de Jesus, idealizador do projeto, será uma experiência inovadora, principalmente para o público, que poderá ter um contato direto com a música clássica, quebrando tabus. ”Este primeiro concerto terá enfoque nas obras de Mozart e as pessoas poderão andar por entre a Orquestra, falar com os músicos, tocar nos instrumentos, fazer perguntas… Enfim, será bem interativo e enriquecedor”, declarou.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o papel da secretaria de colocar o público em contato com as diversas manifestações artísticas vem sendo cumprido de diversas maneiras e em locais e horários diferenciados. “Este trabalho didático que oportunizado pela OCA já é desenvolvido com outros Corpos Artísticos do Amazonas, como o Corpo de Dança do Amazonas e o Balé Folclórico. A ideia é aproximar o público das artes, gerar curiosidade e conhecimento sobre cultura”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui