25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Assaltante de ônibus é preso durante “Operação Catraca” na zona Leste

Durante a Operação Catraca na noite desta terça-feira (14), a Polícia Militar desarticulou um assalto ao ônibus da linha 600 e prendeu em flagrante Fernando Batista da Silva, 18. A ação policial ocorreu na Avenida Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. O infrator foi reconhecido pelas vítimas no 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro São José.

Na noite de ontem e madrugada desta quarta-feira (15/11), os bairros de Manaus foram alvos da Operação Catraca, que visa coibir assaltos a ônibus do transporte coletivo e aos alternativos, e da Operação Rota Segura, que fiscaliza o transporte de empresas do Polo Industrial de Manaus. Diversas barreiras foram instaladas na cidade. Em uma barreira montada na Avenida Autaz Mirim, os policiais identificaram o assalto no ônibus da linha 600.

Além de Fernando Silva, outros dois infratores participavam do ato. Ao avistarem a barreira policial, eles jogaram os objetos roubados e fugiram. A prisão foi feita por volta das 22h40 por policiais da 14ª Cicom. A polícia investiga o paradeiro dos outros dois assaltantes.

Investigação e repressão – No mês de outubro, as forças de segurança pública do Amazonas prenderam 214 pessoas por assaltos a ônibus, em Manaus. Desde o mês passado, as operações integradas de segurança foram reforçadas e a Operação Catraca foi reformulada, passando a atuar com barreiras fixas e monitoramento dos veículos com abordagens surpresa.

As mudanças foram determinadas pelo secretário de Segurança e vice-governador, Bosco Saraiva. Com elas, a Operação Catraca intensificou as barreiras de fiscalização nos bairros e passou a adotar as blitze móveis. Só no mês de outubro foram realizadas 2.105 abordagens a ônibus urbanos, 4.235 a mototáxis, 27,7 mil a motos e 3,790 a táxis.

O número de prisões de envolvidos em assaltos a ônibus cresceu 336%, em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados da SSP, entre janeiro e outubro de 2017, foram feitas 1,242 prisões em decorrência do crime. Em todo o ano de 2016, foram 518 prisões.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui