Amazonas Notícias

Assembleia Legislativa do Amazonas conquista 1º lugar no Prêmio Abel 2023

O programa Educando pelo Amazonas, realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso conquistou, nesta sexta-feira (16), o primeiro lugar no Prêmio Abel 2023, promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (Abel). 

A premiação fez parte da programação do 37º Encontro Nacional, que aconteceu na cidade de Campo Grande (MS), no período de 14 a 16 de junho.

Campeão na categoria “Comunidade – projetos educacionais voltados ao público externo”; o Educando pelo Amazonas realiza palestras em escolas e instituições públicas do interior do estado, com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância, a necessidade e a gravidade dos assuntos voltados para cidadania, os direitos da pessoa humana, a prevenção e o combate à violação de diretos.

“O Educando pelo Amazonas aborda temáticas como Educação e Direitos Humanos, Diversidade Étnico racial, Diversidade de Gênero, Saúde Mental e Valorização da vida, Direitos dos Povos Originários e Segurança Pública aos municípios. Nenhuma outra Assembleia Legislativa dos outros estados, através das escolas legislativas, faz um trabalho que chegue aos municípios como chega o Educando pelo Amazonas”, disse o diretor da Escola da Aleam, Jander Lasmar, que destaca ainda a relevância do trabalho executado  dada às dificuldades de transporte, a distância e o acesso aos mais longínquos municípios do Amazonas. 

“O programa ganhou força e notoriedade com o apoio do presidente Roberto Cidade (UB) e só temos a agradecer essa valorização; por ele ter visto a importância do programa para a integração entre a Aleam e a sociedade”, afirmou Lasmar.

A coordenadora do Educando pelo Amazonas, Jacy Braga, celebrou a conquista do prêmio falando sobre o ineditismo de levar informações sobre cidadania e direitos humanos, saúde mental e segurança pública para lugares onde existe carência desse conhecimento. 

“Estou emocionada com essa conquista, pois representa o reconhecimento do trabalho em favor da população do nosso estado”, declarou Jacy, logo após participar da premiação, juntamente com a equipe do programa.

O Prêmio ABEL é realizado anualmente, com o objetivo de incentivar a inovação e dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho das Escolas do Poder Legislativo e Tribunais de Contas que mais se destacam nesse segmento educacional e é entregue sempre no Encontro Nacional.

Relacioandos