Marcos Pontes futuro Ministro de Ciência e tecnologia ministrou palestra motivacional no Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Marcos Cesar Pontes é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, atualmente na reserva. Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, em 1980. Em 1984, recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em 1989, iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998, obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia. Possui ainda bacharel em administração pública pela Academia da Força Aérea Pirassununga.

Durante 2 horas e meia o público acompanhou atentamente a apresentação de Marcos Pontes, que falou a comunidade acadêmica e público externo lotando os três auditórios do Campus Manaus Centro prestigiando a IV Semana de Construção Civil, evento realizado e coordenado pelo Departamento Acadêmico de Infraestrutura (DAINFRA). Durante sua apresentação o futuro ministro narrou toda sua trajetória sempre trazendo uma mensagem de otimismo e perseverança.

Antes de sua apresentação Marcos Pontes conversou com o Reitor do IFAM Professor Antonio Venâncio Castelo Branco, eles falaram dos desafios e das especificidades que o IFAM enfrenta em um estado com dimensões continentais, o futuro Ministro mostrou ter amplo conhecimento das dimensões e aspectos do Amazonas pois já desenvolveu diversas atividades no estados.

O Reitor do IFAM falou sobre os aspectos relacionados ao fomento da pesquisa da extensão e inovação no IFAM. Falou sobre os incentivos a servidores, docentes e técnicos administrativos que atuam nas áreas da pesquisa, da extensão, e inovação voltada ao desenvolvimento industrial já que Manaus é um dos polos nacionais de desenvolvimento industrial e o futuro Ministro é o embaixador da ONU para o desenvolvimento industrial. O Reitor aproveitou para falar sobre o incentivo aos servidores que atuam no interior do Estado e nas regiões de fronteira.

Ao final da palestra o futuro Ministro realizou uma seção de autógrafos e tirou fotos com todos os participantes do eventos, sem dúvida uma grande demonstração de grandeza e humildade.

Em relação ao convite para ser o futuro ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes comentou “tenho dedicado minha vida a pátria, e essa é, mais uma oportunidade para que eu possa cumprir minha missão, servir ao meu pais”.

Missão Cumprida !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here