25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Atacante Ronilson Santos que joga na Finlândia é homenageado na Câmara Municipal de Manaus

Representante de Manaus no futebol europeu, o jogador Ronilson Santos foi homenageado através de uma tribuna popular proposta pelo vereador Professor Gedeão Amorim (MDB) na manhã desta quarta-feira (16/10) no Plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A homenagem foi uma forma de reconhecer a trajetória e desempenho do atleta no Campeonato Finlandês, onde foi campeão pelo time profissional Atlantis Football Club e vice-campeão pelo Sub-20.

Durante discurso na tribuna popular, o vereador Gedeão Amorim destacou que o incentivo aos projetos sociais de ação esportiva, a exemplo do antigo ‘Bom de Bola’, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado entre os anos de 2004 e 2014, no qual o jogador iniciou sua carreira futebolística, devem ser prioritários no desenvolvimento de políticas públicas de esporte e lazer eficientes no município de Manaus alcançando a população, revelando talentos e dando oportunidades a atletas como Ronilson Santos.

“Esta tribuna popular tem o mais singelo objetivo de fazer desta apresentação um exemplar para nossa juventude e nossas famílias. A dedicação dos pais do jogador, que souberam tirar proveito das mínimas oportunidades que o Estado pôde oferecer, se valendo do Projeto ‘Bom de Bola’, desempenharam um papel muito importante no desenvolvimento do atleta. Investir em projetos sociais de esportes que alcançam crianças e jovens é oportunizar e aprimorar os talentos escondidos nas comunidades” disse.

Ronilson Santos agradeceu o apoio dado pelo vereador Gedeão Amorim e o reconhecimento feito por meio da Tribuna Popular e a entrega do Diploma de Honra ao Mérito. “Quero dizer muito obrigado ao Professor Gedeão que sempre esteve ao meu lado me apoiando, dando incentivos e conselhos. Fico lisonjeado em receber este diploma e quero continuar representando bem nosso Amazonas lá fora” declarou.

O pai do jogador que teve um papel importantíssimo na consolidação da carreira do atleta e contou emocionado os sacrifícios que fez para que o filho realizasse o sonho de ser um jogador profissional, agradeceu a propositura do vereador Gedeão e enfatizou a relevância dos projetos esportivos para crianças e jovens em Manaus.

“Como pai me sinto realizado através do meu filho e este é um momento único, hoje viemos aqui para falar da realização de um sonho. Quando o Ronilson recebeu a proposta internacional do time Lausanne da Suíça, vendi meu carro para realizar o sonho dele de jogar profissionalmente na Europa. Após passagens por diversos times do Amazonas hoje ele atua no Atlantis e têm se destacado como o principal estrangeiro no campeonato, por isso digo que o esporte transforma os jovens em verdadeiros cidadãos”, afirmou.

Terlison Fontes, irmão do homenageado, também participou da solenidade e em janeiro embarca em direção a Finlândia para também atuar no time profissional Atlantis Football Club. Atualmente Terlison defende as cores do Esporte Clube Tarumã

Trajetória do jogador

Ronilson Santos Vaz Nunes nasceu em Manaus no dia 02 de maio de 1999, filho de Rosaria dos Santos e Almir Nunes da Costa. Começou a carreira futebolística no projeto social de ação esportiva “Bom De Bola”, desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas.

Diante do desempenho foi chamado para participar da base do Clube Clipper do Amazonas em 2013 e por indicação, no ano de 2016 foi para a base do time carioca Madureira Futebol Clube. No mesmo ano foi chamado para integrar o time profissional do Clube Independente de Mogi-Guaçu com apenas 17 anos. Sua atuação dentro de campo ganhou destaque e visibilidade o que resultou em propostas para atuar nos times Ponte Preta (SP), Rondônia (RO) e Lausanne, da Suíça.

Em 2017 retornou para o futebol amazonense jogando pelo clube tradicional São Raimundo, em seguida atuou na temporada 2018-2019 pelo time Rio Negro Futebol Clube. Em Março de 2019 o presidente do Atlantis F.C Helsinki da Finlândia, após ver um vídeo de sua atuação, o convidou para jogar no clube.

Em 2019 foi campeão na Primeira Temporada do Campeonato Finlandês pelo time profissional, no qual foi artilheiro e vice-campeão do Sub-20. Ronny Gol, como já vem sendo chamado na Finlândia, fica em Manaus até o inicio do próximo ano.

Fonte: Willian D’Ângelo / Assessoria de imprensa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui