31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Atendimentos presenciais na área social continuam suspensos

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus como prevenção ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) prorrogou a suspensão dos atendimentos presenciais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), até o dia 30/6. A portaria nº 074/2020, que prorroga a suspensão dos serviços, foi publicada na edição nº 4.858, do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira 9.

A portaria também estabelece a suspensão dos atendimentos presenciais realizados na sede da Semasc, no Centro de Referência dos Direitos das Mulheres (CRDM) e Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar).

“Estamos seguindo aorientação de prefeito Arthur Virgílio Neto, em resguardar a saúde da população. Nesse sentido adotamos medidas preventivas, mas o atendimento é realizado pelos canais de comunicação disponibilizados, para que o público tenha a orientação e atendimento que necessita”, explicou a secretária da Semasc, Suzy Anne Zózimo.

Eventos, encontros, cursos de formação, oficinas e ações estão suspensos temporariamente, para evitar a aglomeração de pessoas.

Atividades essenciais

Ficam mantidas as atividades essenciais e serviços emergenciais como as entregas de benefícios eventuais, atendimentos de calamidades públicas, o funcionamento das cozinhas comunitárias e restaurante popular, porém, com o expediente alterado para o horário de 7h às 14h, exceto em situações que demandem a extensão do referido horário.

O atendimento do SOS Funeral segue funcionando com todas as recomendações de proteção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) durante 24 horas, pelos números 0800 280 8087/3215-2649/3631-9983, todos os dias.

Os serviços de acolhimento a pessoas em situação de rua não serão paralisados. O disque-Direitos Humanos 0800-092-6644 e o disque- Denúncia 0800-092-1407, destinado a violações de direitos envolvendo crianças, adolescentes, mulheres e idosos, entre outros, tem funcionamento 24 horas, diariamente.

Canais de atendimento

As estratégias de atendimento ao público adotadas pela Semasc seguem com: o atendimento remoto, por meio de ligação telefônica; e-mail; aplicativos de mensagens – como WhatsApp – principalmente, aos grupos de risco, tais como idosos, gestantes e lactantes, pois além de assegurar a proteção, organiza a oferta dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais. O atendimento remoto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar) – Contato: 98842-1015 (somente atendimentos essenciais).
Subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos – Contato: 3214-5080
Cadastro Único – Contato: 98842-2095

Texto – Alexsandro Machado/Semasc

spot_img