24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Atente-se aos cuidados bucais durante a pandemia, pois um dia as máscaras vão cair

A dentista e empresária Luanna Coelho diz que o uso da peça trouxe uma falsa sensação de segurança para as pessoas em relação à estética dos dentes

A pandemia mundial da Covid-19 trouxe mudanças de hábitos, principalmente, na higienização, pois passamos a preocupar mais com a limpeza dos ambientes, do nosso corpo e das nossas mãos, nos esquecendo do principal que é a boca, já que estamos “protegidos” usando máscaras.

A peça se tornou fundamental em nossas vidas cotidianas, porque de fato nos deixa menos expostos ao vírus, mas existem pessoas que encontram nela uma zona de conforto para esconder os dentes e fazem de forma precária a higienização diária. Um exemplo: para sair de casa e ir a outro lugar, os indivíduos apenas colocam a máscara já que, teoricamente, no trajeto ninguém vai reparar em sua boca ou em seu hálito.

Para a dentista e empresária Luanna Coelho, da clínica odontológica Studio Del Dent, essa prática, agora, pode livrá-las de um julgamento imediato, mas as consequências surgirão em breve. “Percebo que as pessoas estão se descuidando e entrando em uma zona de conforto, pois, como temos essa barreira, ninguém percebe se o outro está escovando os dentes ou não. Isso acaba sendo ruim para a saúde e para a estética bucal do indivíduo, porque ele não está pensando a longo prazo, no qual ele pode vir a perder um órgão vital, que é o dente. Quanto mais ele fizer isso hoje, maior será o investimento dele futuramente”, disse a especialista.

A dentista ainda ressalta que a situação é mais prejudicial para os pacientes que iniciaram o tratamento odontológico antes da pandemia e que agora deixaram de dar continuidade. “Essa ação pode agravar, por exemplo, a periodontite que ele teve há dois anos e que foi tratada. O paciente vinha recebendo orientações corretas, acerca da higiene bucal e tendo um ritmo de cuidado que desencadeou melhora no quadro clínico, mas agora com essa falta de atenção e a pausa das intervenções, a situação pode piorar”, disse.

O julgamento social e o alto padrão do sorriso

Outro ponto negativo que a doutora Luanna Coelho acrescenta, relacionada à falta de cuidados dos dentes, está ligada ao fato dos padrões estéticos bucais da atualidade e à autocobrança de se ter um belo sorriso.

A empresária explica que o padrão do sorriso está aumentando e que, ultimamente, muitas pessoas estão buscando por tratamentos odontológicos como: instalação de lentes de contato e facetas dentais, para terem um belo sorriso. Nisso, pessoas que não conseguem custear um tratamento, vê no uso da máscara uma maneira de socializar mais ativamente do que antes do uso da máscara, muitas das vezes por vergonha.

“Somos seres racionais e o nosso cérebro julga automaticamente. Então, temos medo de sermos julgados, principalmente se o nosso sorriso está maltratado. Quando chegamos em um ambiente e conhecemos uma nova pessoa, temos três segundos para passar uma boa impressão. Nisso o sorriso conta muito, pois mais de 80% das pessoas olham primeiramente os dentes ao se conhecer alguém, mas hoje em dia, durante uma conversa, fica imperceptível com o uso da máscara. No começo tem-se uma diminuição do pré-julgamento da sociedade e uma “proteção”, mas que é falsa”, disse.

Já sobre a autocobrança, Luanna comenta: “As pessoas acabam se julgando e quando percebem que não estão com o sorriso dentro dos padrões da sociedade, acabam se camuflando na máscara e com isso se descuidando, por achar que não é necessário ter um cuidado com os dentes agora. Mas, nisso, ele está se enganando, pois logo mais, se Deus quiser, as máscaras vão cair e a realidade irá ter volta”, finalizou a especialista.

Sobre Luanna Coelho

Luanna Coelho já percorreu vários locais do Brasil e dos Estados Unidos, exercendo diferentes ofícios para se tornar hoje uma conceituada dentista e gestora.

Sua mais nova conquista foi criar a Studio Del Dent, uma clínica própria na cidade de Vila Velha (ES). No local, ela planeja, além de atendimentos odontológicos, divulgar também sua habilidade na área de comunicação empresarial através do marketing digital, com foco em auxiliar outros profissionais a construírem suas marcas.

Foto: Pixabay

Créditos – Foto: Divulgação / MF Press Global

spot_img