Atleta do AM conquista ouro nos Jogos Universitários Brasileiros

A lutadora amazonense Layane Miranda venceu na manhã desta quinta-feira (8), o torneio de Beach Wrestling, categoria 60 kg, dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia 2021 (Jubes) que está sendo disputado em Aracajú (SE) e é promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Este é o quinto, e mais importante, título nacional da atleta desde que iniciou os treinamentos aos oito anos na modalidade, também conhecida como “luta de praia”, uma versão adaptada do wrestling olímpico e na qual os lutadores disputam dentro de uma área circular combates de round único de três minutos e pontuam ao retirar o adversário da área de luta ou projetá-lo com as costas expostas ou ainda deixá-los de joelhos, entre outras ações.

Após o fim do torneio, a atleta, aluna do curso de Fisioterapia da Universidade Nilton Lins, que além da bolsa de estudos, também arca com as despesas de viagem e uniformes de Layane, volta para Manaus e no final do mês, entre os dias 19 a 30 de julho, participa do camping promovido pela Confederação Brasileira de Wrestling visando o próximo ciclo olímpico de 2024.

“Agradeço a Universidade por todo o suporte porque assim pude me dedicar ao esporte e espero que na próxima olimpíada, possa levar o nome do Amazonas para o pódio em Paris”, afirmou Layane pouco depois de receber a premiação.

De acordo com a coordenadora de Esportes da Universidade Nilton Lins, Lilian Valente, que está acompanhando a comitiva em Sergipe, nos próximos dias o Amazonas também estará na disputa nas modalidades de quarteto de vôlei misto e dupla de vôlei de praia masculino.

Foto: Divulgação