24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Atleta paralímpico diagnosticado 5 vezes com câncer se solidariza com Ana Maria Braga

Recentemente, a apresentadora do ‘Mais Você’, Ana Maria Braga, revelou que novamente está enfrentando mais um câncer. No ano passado a apresentadora já tinha sido diagnosticada com câncer no pulmão, e agora novamente o temido diagnostico.

Nas redes sociais, Ana Maria Braga revelou detalhes sobre o que está vivendo: “Um foi operado e o outro foi tratado com radiocirurgia. Agora, infelizmente eu fui diagnosticada com outro câncer de pulmão. É um adenocarcinoma, semelhante aos anteriores, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou radioterapia”, explicou.

O atleta paralímpico e palestrante João Carlos, conhecido nas redes sociais como João Saci, enfrentou ao longo de 15 anos cinco vezes o câncer, o que lhe custou mais da metade do pulmão esquerdo e levou a amputação de uma de suas pernas. O atleta se manifestou em solidariedade a apresentadora: “todo o meu apoio e solidariedade para a Ana Maria Braga. Ela é uma guerreira, uma mulher que o Brasil todo admira e que já venceu o câncer outras vezes. Tenho fé que ela vai sair dessa ainda mais forte”.

Motivação

Nas redes sociais, João Carlos tem apoiado várias pessoas que assim como ele também enfrentam uma batalha contra o câncer: “uso minha historia pessoal para apoiar outras pessoas que vivem este enfrentamento. O câncer por mais que represente um estigma muito grande, sempre digo que é preciso enfrentar de cabeça erguida, olhando sempre para frente, não desistir e não se entregar. O Câncer não é uma sentença, não é uma certeza e não é o fim. Ele me limitou em alguns períodos por conta do tratamento, mas nunca me impediu de viver plenamente todos os dias”.

Trajetória vitoriosa

Após o primeiro diagnostico de câncer, em 2001, que o levou a ter de amputar uma das pernas, João Carlos decidiu se dedicar a natação como atleta. Um ano depois se tornou campeão brasileiro de natação, na modalidade 100 metros costas e campeão do Open de natação paralímpica em 2003 nos 100 metros costas. Em 2004, o atleta alcançou o primeiro lugar na natação nos Jogos paralímpicos do Brasil 2004, na modalidade 100 metros costas, inclusive contando como índice classificatório para a paralímpiada de Atenas. Naquele mesmo ano seria segundo colocado no Campeonato brasileiro paralímpico, 50 metros livre.

Hoje, João acumula mais de 40 medalhas no esporte, escreveu um livro onde compartilha sua história de como venceu o câncer e se tornou palestrante. Em 10 meses fez cerca de 30 palestras, que aconteciam sempre aos finais de semana, por todo o Brasil, atividade que ele segue até hoje.

Este ano, João Carlos pretende encarar um novo e grande desafio: em abril pretende ir a um acampamento no Everest, conhecida como a maior montanha do mundo.

spot_img