Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Ato Público de entrega de cerca de mil assinaturas em defesa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

O deputado José Ricardo Wendling (PT) promove nesta quarta-feira (25), às 10h, no hall da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o Ato Público de entrega de cerca de mil assinaturas coletadas em apoio ao Projeto de Iniciativa Popular em Defesa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Essa iniciativa integra a Semana de Mobilização pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que está sendo realizada em todo o País, de 20 a 29 de março, organizada pela coalização de mais de cem entidades que apoiam essa proposta, como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como uma forma de intensificar a adesão a esse Projeto.

A coleta de assinatura organizada pelo parlamentar iniciou no dia 9 de dezembro de 2014, Dia Estadual de Combate à Corrupção (Lei nº 3631/2011, de sua autoria), num Ato Público promovido por ele para incentivar o apoio ao Projeto de Iniciativa Popular. A solenidade contou com a participação da OAB, Sindicato dos Jornalistas, Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) e Arquidiocese de Manaus.

O deputado ressaltou que o projeto precisa de 1,5 milhão de assinaturas para começar a tramitar no Congresso Nacional, o que representa 1% dos eleitores brasileiros. “Mais de 900 mil assinaturas já foram coletadas. A população precisa conhecer esse projeto, para perceber a sua importância e que o combate à corrupção não é algo pontual, mas passa por profundas mudanças no sistema político do País. Por isso, é fundamental a participação de todos”, declarou. Ao longo desses três meses, o deputado e sua equipe coletaram assinaturas em vários pontos da cidade, durante as tribunas populares (nas proximidades dos terminais de ônibus e praças públicas) e nas diversas reuniões do mandato.

O Comitê Local da Coalizão de Entidades está promovendo uma semana de assinaturas pela reforma política, coordenada pela CNBB e OAB e outras entidades da coalizão, como o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas e Central Brasileira de Trabalhadores (CTB). O Ato de Abertura acontece às 9h desta terça-feira (24/3), na Zona Leste, iniciando com uma pequena caminhada entre duas feiras – na rua de acesso ao bairro Jorge Teixeira (conhecida como rua do Fuxico). O objetivo também é contribuir com a coleta nacional assinaturas para o Projeto.
Entre as propostas defendidas no Projeto de Iniciativa Popular estão: financiamentos públicos e individuais de campanha, acabando com o grande financiamento das empresas; eleições proporcionais em dois turnos, votando primeiro nas propostas dos partidos e depois nos candidatos indicados por cada legenda; garantia da alternância de gêneros, com a mesma quantidade de homens e mulheres; e fortalecimento da democracia participativa.

CONHEÇA O PROJETO: http://www.reformapoliticademocratica.org.br/conheca-o-projeto

-publicidade-