27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Atualização – Amazonas tem 15 casos suspeitos de coronavírus e um confirmado

Nesta sexta-feira, o Amazonas registra então 15 casos notificados com suspeita de Covid-19. Além do primeiro caso confirmado, o Lacen- FVS liberou o resultado de outros dois negativos para coranavírus, um de Manaus e um de Parintins. Nesta nova atualização de dados, o Amazonas passa a ter 15 casos notificados como suspeitos de Covid-19, sendo 10 descartados, 1 confirmado e 4 em investigação. Todos os casos suspeitos são residentes na cidade de Manaus, com histórico de viagem recente para o exterior.

O caso confirmado nesta sexta-feira será incluído no boletim oficial do Ministério da Saúde neste sábado (13/03), quando os dados de todo o país serão atualizados.

São considerados casos suspeitos de infecção pelo Covid-19:

– Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

– Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (Covid-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Transmissão – A transmissão do vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

spot_img