27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Audiência Pública debate luta por maior atenção à saúde mental no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou, nesta sexta-feira (18), uma Audiência Pública para debater a rede de assistência à Saúde Mental no Amazonas. O autor da Sessão foi o deputado Luiz Castro (Rede), que disse que a Audiência Pública participa da Luta Antimanicomial, “que é uma luta referencial das lutas por saúde mental no Brasil e no mundo”, explicou.

O parlamentar informou ainda a respeito de uma reunião com o secretário de Saúde do Estado (Susam), Francisco Deodato, e do compromisso assumido por ele de debater de maneira efetiva os encaminhamentos resultantes da audiência com as instituições envolvidas.

A promotora do Minsitério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Cláudia Câmara, titular da 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, defendeu a necessidade de se criar uma rede de atenção psicossocial no sistema de saúde do Estado e de mais investimentos em atenção à saúde mental, inclusive com a formalização do ingresso desses profissionais no serviço público “através de concurso público, e não por processo seletivo como era feito”, enfatizou.

Para a secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Denise Machado, “a saúde vive um caos e a gente tem de ter essa sinceridade de admitir. O grande erro é ficar apagando incêndios, sem buscar uma solução definitiva para os problemas”. A representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Efthimia Simões Haidos, gerente de rede de atenção psicossocial, disse que não há desculpas para qualquer dos entes federativos deixar de exercer sua responsabilidade na questão.

Participantes

Participaram da audiência representando órgãos e instituições públicas, Denise Machado, secretária executiva da Susam, representando o secretário Francisco Deodato; Bruna Menezes Gomes da Silva, procuradora regional dos Direitos do Cidadão, representando o MPF; Cláudia Câmara, promotora de Justiça da Saúde, representando o MPE; Arlindo Gonçalves dos Santos, titular da Defensoria Pública especializada na promoção e defesa dos direitos relacionados à saúde; Efthimia Simões Haidos, gerente de Rede de Atenção Psicossocial, representando Semsa; e Arlindo Gonçalves dos Santos, titular da Defensoria Pública especializada na promoção e defesa dos direitos relacionados à saúde.

E ainda Mário Célio Ferreira de Castro Alves, diretor do Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência da Seped; Gibson Santos, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Amazonas; Rosângela Vieira, do Fórum Amazonense de Saúde Mental; Silvia Batista Nery, do Conselho Regional de Medicina (CRM); Adrian Caldeira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufam; Andrea Barker Costa, diretora do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro; Edmando Saunier, do Conselho Estadual de Assistência Social.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui