24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Aula em Casa – Aplicativo ganha funções que aumentam interação entre aluno e professor

App pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e do Google

O aplicativo Aula em Casa é uma das ferramentas utilizadas por professores e alunos da rede estadual durante as transmissões do projeto da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Lançada no ano passado, a plataforma acaba de ganhar importantes atualizações, que deverão auxiliar ainda mais a equipe escolar no decorrer do regime especial de aulas não presenciais. O app pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas virtuais da Apple e do Google.

Após o download, é necessário efetuar um login. Para os estudantes, o acesso é liberado por meio do código de matrícula e data de nascimento. Já os professores devem digitar o CPF e, também, data de nascimento.

Além dos canais de transmissão do “Aula em Casa”, a ferramenta permite que alunos e professores (disponíveis no Plantão Virtual) interajam entre si, via chat, o que facilita o entendimento dos conteúdos trabalhados nas videoaulas.

“Sabemos que nada substitui o professor em sala de aula, mas precisávamos minimizar os efeitos da pandemia, nesse sentido. O aluno precisa estar em contato com o seu educador e vice-versa, para facilitar a compreensão dos conteúdos”, afirmou a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), professora Sabrina Araújo.

Com a plataforma, é possível a realização de gincanas por meio das ferramentas de “Quiz” e “Enquete”, geradas pelo próprio aplicativo. “Nele [no app], há também o recurso de ‘Turmas’, agrupamentos onde o professor de sala de aula consegue conversar com os estudantes conforme a distribuição da turma, semelhante aos grupos de WhatsApp. Desta forma, ele pode postar atividades, enviar recados, tirar dúvidas, realizar videoconferências e anexar arquivos, entre outros”, completou Sabrina Araújo.

Gestão e formação – O aplicativo Aula em Casa possui canais de “Gestão” e “Formação”, que são voltados para reuniões, orientações gerais e formações, ambos com a mesma funcionalidade de interação via chat. Neles, também fica disponível o link de acesso para outras páginas da Secretaria de Educação, como a plataforma Saber+ e YouTube.

Versão web – O app conta com uma versão web apenas para servidores e que pode ser acessada no computador. Basta ir na área de configuração do aplicativo e visualizar as informações para “acesso web”. Além disso, está em desenvolvimento uma área de postagem de tarefas que poderá ser usada pelos professores de sala de aula, aumentando as possibilidades de estratégias para ensino remoto.

Download – Para baixar o aplicativo Aula em Casa, é só acessar os links: https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.aulaam&hl=pt_BR&gl=US (Android) e https://apps.apple.com/br/app/aulaam/id1508483076 (iOS).

FOTO: Lincoln Ferreira/Seduc-AM

spot_img