24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Auto-hipnose vira poderosa ferramenta para parar de fumar

Dados do sistema de vigilância (vigitel) revelam que nos últimos anos o Brasil reduziu em aproximadamente 40% o índice de fumantes, mas ainda hoje um em cada dez brasileiros afirmam ter o hábito de fumar.

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de dois terços das mortes por esta doença no mundo. Só no ano de 2019 estima-se que 31.270 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão sejam registrados em decorrência ao tabagismo. Sem mencionar outros prejuízos à saúde, como problemas cardiovasculares, impotência sexual precoce, maior probabilidade de pneumonia, etc.

E a hipnose vem se mostrando uma poderosa ferramenta de auxílio para quem deseja eliminar de forma definitiva este vício quando se utilizada corretamente.

A Hipnose Transformacional, que é a hipnose como estilo de vida, voltada para transformação do ser humano nada tem haver com uma batalha de mentes, e não tem relação com a perda de consciência ou perda de controle mental, pelo contrário, hipnose transformacional tem muito mais haver com ganhar o controle de sua própria vida de forma congruente com o que deseja alcançar, utilizando e reconfigurando suas próprias crenças a seu favor.

E através desta metodologia que vamos trabalhar aqui a auto-hipnose para parar de fumar, mas antes vamos esclarecer alguns pontos sobre a hipnose transformacional

Você continua consciente quando está em hipnose
Você pode entrar em hipnose mesmo de olhos abertos
Não existe perigo de alguém ficar preso no estado de hipnose
Hipnose é transformar a realidade percebida através da comunicação
Na verdade nós vivemos em estado de hipnose, e muitas vezes a auto-hipnose tem o objetivo de ajudar a tirar um individuo de um estado de hipnose para coloca-lo em um novo estado de hipnose mais congruente com seus próprios objetivos.

Por exemplo, um sujeito que acredita ser fumante fuma porque cria uma auto sugestão para si mesmo que faz com que ela tenha pensamentos e comportamentos congruentes com o fumar, já um indivíduo que acredita ser um não fumante tem pensamentos e comportamentos congruentes as ações de um não fumante, e por isso a auto-hipnose é tão eficiente.

E aqui vão algumas estratégias práticas de hipnose como estilo de vida para criar auto sugestões poderosas.

Autorresponsabilidade
Para que a auto-hipnose ofereça melhores resultados, é essencial o senso de autorresponsabilidade e comprometimento do individuo a parar de fumar.

Identifique quais desculpas você dá para continuar fumando e as transforme em sugestões auto responsáveis.

As desculpas geralmente são classificadas em:

Irônicas/negligência
Quando alguém fala sobre o seu comportamento de fumar, você foge da responsabilidade dando desculpas irônicas como “me deixa mais sexy” ou finge nem se importar, fugindo do fato de que fumar te deixa mais impotente de forma precoce por exemplo.

Mentiras que parecem verdades
Quando alguém fala sobre o seu comportamento de fumar, você foge da responsabilidade dando desculpas como “já fumo a 20 anos e para mim não faz mal” ou “todos nós vamos morrer mesmo” talvez porque o sujeito ainda não tem enfrentado nenhum problema grave de saúde devido o cigarro, use desculpas como esta para continuar fumando e se enganando como se o cigarro não trouxesse prejuízos.

Verdades que não te ajudam
Quando alguém fala sobre o seu comportamento de fumar, você foge da responsabilidade dando desculpas como “mas lá em casa todo mundo fuma, inclusive meu filho e minha esposa fumam também” ou “eu tive muitos problemas na vida, por isso eu fumo”, estas desculpas mesmo que sejam verdades, perpetuam os hábitos ruins e não ajudam ninguém a ser uma pessoa melhor. Afinal, você poderia ser o exemplo para inspirar as pessoas a sua volta, e fumar por causa de ter enfrentado um passado difícil, só te deixa mais preso ao passado difícil ainda no presente.

Responda: Se você fuma, qual destas três categorias de desculpas você tem usado para perpetuar seu hábito de fumar? E qual serão as novas histórias que você vai começar a contar para si mesmo a partir de agora?

Vida lixo e Vida extraordinária:

Divida uma folha em duas partes, e em uma metade da folha escreva a mão uma lista de tudo de pior que o cigarro traz com o tempo e na outra metade escreva todos os benefícios que parar de fumar pode trazer com o tempo. Por exemplo, dentes amarelados, problemas de saúde, influência para que os filhos comecem a fumar, mau hálito, impotência sexual, indisposição, câncer de pulmão… E do outro lado, economia de dinheiro, mais disposição, orgulho para o cônjuge, autoestima, viver mais, etc.

Durante o processo de parar de fumar, tire pelo menos um minuto do seu dia, sendo pelo menos 30 segundos para olhar para lista da vida lixo e mentalizar tudo o de pior que pode acontecer a quem continua fumando, e pelo menos 30 segundos visualizando tudo de melhor que pode acontecer ao tomar a decisão de se tornar um não fumante.
Ouça áudios de auto-hipnose

No processo para parar de fumar, ouvir áudios com sugestões relacionadas a abandonar o vício pelo cigarro também ajudam da mesma forma que o hábito pelo cigarro começou porque em algum momento da vida o sujeito recebeu sugestões do ambiente e as transformou em auto sugestões para começar a fumar, receber sugestões positivas e fortalecedoras em relação a decisão de parar de fumar, podem contribuir no processo e evitar a auto sabotagem.

Comprometa-se com a consistência, ouvir os áudios diariamente por pelo menos três semanas vão fazer toda a diferença para a construção dos novos hábitos.
Você pode também de falar para as pessoas que você ama sobre a sua decisão, e se premiar mesmo que através de atitudes simples de acordo com o número de dias que parou de fumar, a hipnose transformacional trabalha com comunicação efetiva através de sugestões para alterar a percepção de realidade, e celebrar comportamentos assertivos é uma ótima forma de fazer o seu subconsciente compreender que tomou uma boa decisão ao parar de fumar. Lembre-se, a persistência é um seguro contra o fracasso.

Romanni Souza – professor de Hipnose e Coaching, criador da Hipnose Transformacional e fundador do Instituto Romanni.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui